Cuiabá, Domingo, 14 de Dezembro de 2025
PRONTO ATENDIMENTO
10.03.2020 | 15h56 Tamanho do texto A- A+

Hospital disponibiliza serviço de atendimento 24 horas em Cardiologia

Novo serviço em tempo integral chega para completar a gama de especialidades no P.A.

Divulgação

Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense

Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense

DA ASSESSORIA

O Hospital Santa Rosa acaba de disponibilizar atendimento 24 horas em Cardiologia em seu Pronto Atendimento (P.A.) – tornando-se pioneiro na oferta desse serviço no Estado. Além da atenção de uma equipe médica altamente especializada e multidisciplinar, o paciente também conta com toda a estrutura de apoio para exames de diagnóstico, UTI Coronariana e procedimentos cirúrgicos e de hemodinâmica.

 

Conforme explica o coordenador do serviço de Cardiologia da instituição, Marcos Tenuta Júnior, o novo serviço em tempo integral chega para completar a gama de especialidades no Pronto Atendimento.

 

“A partir de agora, a população conta com um serviço de excelência em Cardiologia para atender os diversos cenários e necessidades de uma urgência e emergência, algo que não é frequente entre as unidades hospitalares. É uma situação inédita para nós em Mato Grosso”, ressalta.

 

Tenuta reforça que esse é um projeto que já vem sendo estruturado há alguns anos no Santa Rosa e que, agora, com a incorporação pelo Grupo Santa, essa inovação se tornou realidade.

 

“Até fevereiro, contávamos com cardiologistas no P.A. para atender exclusivamente o rigoroso protocolo institucional de Dor Torácica. Esses profissionais estavam disponíveis de segunda a sexta, de manhã e de tarde. Isto mudou com o novo serviço. Hoje, os especialistas estão em tempo integral para atender pessoas com crises hipertensivas, arritmias, infarto ou outras queixas cardiológicas”.

 

Baseado em protocolos internacionais, o serviço inédito atenderá adultos com faixa etária acima de 16 anos. “O modo de atendimento se inicia com o Protocolo de Manchester, em que o paciente chega na unidade e passa pela triagem com a enfermagem (processo de classificação de risco), que posteriormente irá direcioná-lo ao especialista recomendado. Se for definida que a queixa do paciente é cardiológica ou potencialmente cardiológica, ele será direcionado ao cardiologista”, enfatiza Tenuta.

 

PROTOCOLO DE DOR TORÁCICA

 

Caso o paciente reconheça possíveis sintomas de infarto (como dor ou desconforto no peito, sensação de estrangulamento, aperto, constrição, peso, queimação, pressão ou indigestão), ele pode acionar o ícone de Dor no Peito no totem de entrada do Pronto Atendimento. Isso ativa o Protocolo de Dor Torácica e acelera o processo de assistência médica. Vale ressaltar que, mesmo assim, o paciente não deixará de passar pela triagem e etapas de atendimento.

 

“O Protocolo de Dor Torácica minimiza o tempo entre a chegada do paciente e a tomada de decisão do tratamento do infarto – passando rapidamente da etapa de triagem para a realização do eletrocardiograma, que poderá fazer o diagnóstico do infarto, e pela coleta de alguns exames de sangue. O cardiologista imediatamente, com essas informações em mãos junto ao exame físico e a história clínica do paciente, consegue diagnosticar e tratar precocemente o infarto. Essa agilidade pode influenciar no desfecho clínico”, ressalta Tenuta.

 

Com o atendimento 24 horas em Cardiologia em seu P.A., o Santa Rosa tem agora um serviço completo na especialidade. “A Cardiologia já existe há alguns anos no hospital. Temos uma Unidade Coronariana que atende a internação de pacientes cardiológicos. Nela, especialistas visitam diariamente os pacientes. Esses cardiologistas também permanecem disponíveis para avaliações dos pacientes que estão em outras áreas e que requisitam pareceres”, comenta Tenuta.  

 

O médico complementa que a unidade também dispõe de todo o apoio diagnóstico. “Isto permite a realização de exames que vão desde um simples eletrocardiograma, passando por toda a gama de exames cardiológicos como ecocardiograma transtorácico, esofágico e estresse, teste ergométrico, holter, mapa, ergoespirometria, até os exames mais atuais e modernos – como a angiotomografia coronária e procedimentos hemodinâmicos como cateterismo cardíaco, angioplastia coronária (colocação de stents), implante de dispositivos valvares e oclusores de defeitos congênitos cardíacos. Além disso, há também a equipe de cirurgia cardíaca capacitada para atender casos de alta complexidade”.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia