Cuiabá, Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025
CÁCERES
06.03.2013 | 14h31 Tamanho do texto A- A+

IFMT realiza arborização em áreas de esporte e lazer

Ideia é que o plantio propiciem abrigo e alimentação à fauna local, e melhoria de vida à população

Assessoria

IFMT: ação envolve alunos do curso Técnico em Florestas

IFMT: ação envolve alunos do curso Técnico em Florestas

DA REDAÇÃO
Com o objetivo de proporcionar melhorias na qualidade de vida da população dos bairros Cohab Nova e Jardim Aeroporto em Cáceres, o IFMT Campus Cáceres realizou este mês projeto de arborização em espaços de esporte e lazer nos bairros. A ação envolvendo alunos do curso Técnico em Florestas foi coordenada pelo diretor de extensão do Campus, professor e engenheiro florestal José Renato Maurício da Rocha. Cerca de 80 mudas de árvores produzidas no viveiro do Campus foram plantadas na praça central da Cohab Nova e na praça de esportes do Jardim Aeroporto.

Na Cohab Nova o projeto de arborização atendeu à demanda do Rotary Club trazida à instituição pelo secretário do clube de serviço em Cáceres, professor do IFMT Gilmar Marostega. No espaço foi inaugurado a Academia da Terceira Idade, um projeto do Rotary que beneficia idosos da região e que tem entre os parceiros a Associação de Moradores da Cohab Nova e Adjacências, Prefeitura Municipal de Cáceres e a Associação Remanso Fraterno João Gabriel.

A arborização da praça de esportes do bairro Jardim Aeroporto foi realizada em parceria com um grupo de moradores que desenvolve atividades esportivas no local. A demanda foi apresentada ao IFMT pelo vereador e professor de educação física do campus Salmo César da Silva. No bairro vive uma população de mais de 2 mil habitantes e o espaço utilizado pela população para atividades esportivas estava descampado. Cerca de 50 mudas de espécies arbóreas como Oiti, Cumbarú e Nim foram plantadas no local, em torno do campo de futebol.

A expectativa de todos os envolvidos no projeto é que a arborização desses espaços promova a proteção do ecossistema, com o plantio de espécies que favorecem abrigo e alimentação à fauna local, e a melhoria direta na qualidade de vida da população com árvores que proporcionam sombra, amenizam a temperatura e melhoram a qualidade do ar. Outros elementos destacados pelos idealizadores do projeto foram os aspectos estéticos que a arborização promove na paisagem urbana e benefícios psicológicos ao homem pela satisfação no contato com a vegetação.

Como proposta de responsabilidade coletiva, os cuidados com a irrigação das plantas e o manejo das áreas serão dos moradores dos bairros.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia