Mesmo enfrentando uma série de dificuldades em razão da pandemia, este ano o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, instituição centenária, acaba de incorporar aos seus quadros mais 12 sócios efetivos e dois correspondentes, que foram aprovados por uma banca constituída pelos professores doutores: historiadora Luiza Rios Ricci Volpato, geógrafa Tereza Cristina Souza Higa e o advogado Felipe Rodolfo de Carvalho.
“Criado em 1919 o Instituto tem como missão, desde a sua fundação, a pesquisa e divulgação da História, Geografia e Cultura Mato-grossense. Há mais de cem anos os associados contribuem nas pesquisas, organização, registro e divulgação dessas informações e conhecimentos, cada um em sua área de atuação, divulgando-os para a sociedade mato-grossense e brasileira”, explica Neila Maria Souza Barreto, presidente.
“Damos as boas-vindas aos novos confrades e confreiras que vieram somar conosco na importante missão de valorizar e divulgar a História, Geografia e Cultura Mato-grossenses”, se alegra o professor Allan Kardec, vice-presidente do Instituto.
Ahmad Afif Jarrah é jornalista, publicitário, fotógrafo e professor do Ensino Superior. Atua como Assessor de Comunicação, diretor cinematográfico, documentarista, roteirista. É bacharel em Comunicação Social e mestre em Estudos de Cultura Contemporânea. Colaborador da BBC Brasil, Amazônia Real, National Geographic e WWF Brasil. Escolheu como patrono o artista plástico Adir Sodré.
Clarindo Alves de Castro é coronel da Polícia Militar de Mato Grosso, mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Direito é diplomado pela ESG-RJ e especialista em Administração, Gestão Organizacional de Segurança Pública e Ciências Jurídicas. Professor, é autor de vários livros e membro correspondente da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina. Patrono: Ubaldo Monteiro da Silva.
Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni é professora Dra. em Climatologia (Geografia Física) do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMT, onde atua como Professora Associada ministrando disciplina, produzindo cientificamente e orientando alunos de mestrado. Pretende ampliar a produção de conhecimento sobre clima e tempo. Patrono: Maximilian Joseph Sorer.
Edson Benedito Rondon Filho é coronel da reserva da Polícia Militar de Mato Grosso. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito (2001) e Ciências Sociais (2010) e mestre em Educação (2008), pela Universidade Federal de Mato Grosso. Escolheu como patrono Benedito Pedro Dorileo.
João Ernesto Paes de Barros é advogado no Brasil e em Portugal. Genealogista, articulista e escritor com obras publicadas no Brasil, Portugal e Espanha. Atualmente é presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal e diretor da Associação Anussim Shema Israel, em Cuiabá. Escolheu como patronesse Oriana Paes de Barros.
Jucineth Glória do Espírito Santo Vital de Carvalho é Geógrafa, mestre em História e doutora em Sociologia. Professora e pesquisadora, escreve sobre temáticas relacionadas ao universo urbano do município de Cuiabá, movimentos migratórios e fronteiriços em Mato Grosso. Patrono: Milton Almeida dos Santos.
Leny Caselli Anzai é doutora em História pela UnB, professora titular aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso. Organizou e publicou coletâneas, dossiês, artigos, e orientou monografias, dissertações e teses. Seus estudos enfatizam o período colonial em Mato Grosso. Escolheu como patrono Alexandre Rodrigues Ferreira.
Marcos Amaral Mendes é doutor em História e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. É autor de diversas obras voltadas para temáticas regionais, dentre as quais História e Geografia de Mato Grosso e Entre irmandades e jesuítas: história da Igreja do Rosário em Cuiabá. Patrono: D. Carlos Luiz D’Amour.
Maria Teresa Carrión Carracedo é editora, jornalista, comunicóloga e designer gráfico; licenciada em Geografia pela UFMT (1989); bacharel em Propaganda e Marketing pela Universidade de Cuiabá, Unic (2004); Máster em Edición pela Universidade de Salamanca, Espanha (2010); editora da Entrelinhas desde a sua fundação, em 1993. Escolheu como patronesse a escritora Tereza Albues.
Rodrigo Stabille Piovezan é cineasta e publicitário. Trabalhou em várias produções de caráter histórico e artístico. Produziu obras biográficas como Diretas Já, baseada na emenda de Dante de Oliveira; e Rondon – o desbravador, filme que foi exibido em salas de cinema em todo o Brasil. Patrono: Cândido Mariano da Silva Rondon
Rosana Lia Ravache é doutora em Geografia Humana na linha de pesquisa em Metrópole e Geografia Urbana. É professora do Centro Universitário Univag, no curso de mestrado de Arquitetura e Urbanismo. Trabalha com a História e a Cultura de Mato Grosso, assunto que também aborda em seus artigos e publicações. Patrono: Darcy Ribeiro.
Suelme Evangelista Fernandes é graduado em História pela UFMT (1999), especialização em Antropologia (2000) e mestrado em História pela UFMT (2004). Foi Secretário Municipal de Cidades (2013-2014), Secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários do governo de Mato Grosso. É historiador do Arquivo Público de Mato Grosso e analista político. Patrono: Estevão de Mendonça.
Como sócios correspondentes, ingressaram na instituição Antônio Ernani Pedroso Calhao, é pós-doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal. Doutor em Direito pela PUC-SP e mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Graduou-se em Economia e Direito pela UFMT. É advogado, e professor do ensino superior. Autor de livros na área do Direito, História e Cultura mato-grossense; Túlio Eugênio dos Santos é juiz de direito no estado do Ceará, ex-procurador do Estado de Mato Grosso, mestre em Direito ao Desenvolvimento, escritor e poeta.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|