A programação do XII Jogos dos Povos Indígenas, evento organizado pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), contará com uma série de apresentações culturais e é uma oportunidade para que toda população possa conhecer um pouco mais a respeito da cultura.
O evento tem patrocínio do Governo Federal, Governo de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá. A abertura oficial do evento será no sábado (09), às 16h30, com a presença de autoridades.
Todos os dias, a partir das 9 horas, haverá feiras de alimentos indígenas, exposição, vendas de artesanato, pinturas corporais e literatura. Também estão previstos ciclo de debates.
No período noturno, a partir das 19 horas, serão realizadas apresentações culturais indígenas e folclores regionais.
O evento é internacional. Vão reunir-se em Cuiabá 1.600 índios de 48 etnias brasileiras. Além de representantes das nações indígenas de 18 países, como México, Costa Rica, Paraguai, Peru, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Panamá e Guiana Francesa.
A abertura tradicional indígena será feita no dia 08 de novembro, às 17h30. Eles vão acender o Fogo Ancestral Indígena e promovida pelos líderes espirituais das etnias presentes.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Ananias Filho, disse que o evento será uma grande oportunidade para se conhecer outras culturas. “É um evento internacional
Jogos Indígenas
Os Jogos dos Povos Indígenas foram realizados pela primeira vez em 1996, com apoio do então ministro do Esportes, Edson Arantes, o rei Pelé. Este ano, o lema: “O importante não é competir, sim celebrar”.
Nos jogos nativos de integração serão disputadas as modalidades de arco e flecha, futebol, arremesso de lança, cabo de força, corrida, natação, canoagem e corrida de tora. Além disso, serão apresentados os jogos tradicionais de demonstração.