Cuiabá, Segunda-Feira, 29 de Setembro de 2025
NESTA TERÇA-FEIRA (30)
29.09.2025 | 16h23 Tamanho do texto A- A+

Lacen promove webinar sobre vigilância laboratorial de bactérias multirresistentes

Sexto episódio da série Conexão LAB, que começou em abril deste ano, discute temas relevantes para a vigilância laboratorial

SES-MT

Este é o sexto episódio do Conexão LAB, série mensal que aborda temas estratégicos de vigilância laboratorial, que será transmitido pelo Zoom

Este é o sexto episódio do Conexão LAB, série mensal que aborda temas estratégicos de vigilância laboratorial, que será transmitido pelo Zoom

DA REDAÇÃO

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), promove, a partir das 14h desta terça-feira (30.9), um webinar para fortalecer a vigilância laboratorial de bactérias multirresistentes no Estado.

 

Este é o sexto episódio do Conexão LAB, série mensal que aborda temas estratégicos de vigilância laboratorial, que será transmitido pelo Zoom. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/9XihSPN3NdiYpnY68

 

Segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, a videoconferência visa integrar os serviços laboratoriais e a Vigilância em Saúde contra as bactérias multirresistentes.

 

“Queremos aprimorar o conhecimento técnico-científico, as metodologias analíticas, os fluxos interinstitucionais e o monitoramento de surtos, pois assim vamos contribuir para a detecção precoce, o controle e a prevenção da disseminação desses microrganismos”, explicou Elaine.

 

Os palestrantes serão: Renata Tigulini, Marcos Dias e Marco Pepato, que vão tratar, respectivamente, sobre a Importância do Monitoramento da Resistência Antimicrobiana no Brasil; a Vigilância dos Microrganismos Multirresistentes em Mato Grosso e a Vigilância Laboratorial dos Microrganismos Multirresistentes em Mato Grosso.

 

Série Conexão LAB

 

O Conexão LAB é uma série composta por oito episódios realizados uma vez ao mês para tratar de temas de relevância para a Vigilância Laboratorial.

 

Os assuntos são definidos de acordo com a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamentos das amostras.

 

A série já tratou sobre Vigilância Laboratorial para arbovírus, como dengue, zika e chikungunya; vírus respiratórios; sarampo e rubéola; tuberculose e produtos monitorados pela vigilância sanitária.

 

O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de Vigilância em Saúde em Mato Grosso.

 

O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia