O Dia D da Operação Telefone Sem Fio 2026, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Energisa, está acontecendo neste domingo (8), na Av. Isaac Póvoas. A previsão é que mais de 1,5 tonelada de fios seja removida, garantindo a segurança e acabando com a poluição visual.

A operação é contínua e atenderá outros pontos da região central após o carnaval. O trabalho segue até a conclusão da retirada na extensão da avenida.
A secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, ressalta que as empresas de telecomunicações foram previamente avisadas sobre a ação.
“Diversos fios e cabos estão sendo retirados dos postes, pois estão em desconformidade. É bom salientar que todas as operadoras de telefonia e provedoras de internet foram avisadas desta ação aqui da Prefeitura Municipal de Cuiabá com a concessionária de energia”, afirmou.
Há critérios a serem seguidos, e os cabos que estão fora das normas estão sendo removidos, como, por exemplo, os que estão baixos. A norma estabelece uma altura de 4,5 m, cabos próximos à rede energizada, além daqueles que estão em desuso.
Além das reclamações constantes de moradores quanto ao “emaranhado” de fios que poluem o visual da cidade, há riscos de curto-circuito e risco para condutores de veículos e pedestres.
As operadoras de telefone e provedoras de internet foram notificadas há cerca de 30 dias pela Energisa para providenciar a identificação, bem como a remoção dos fios em desuso, conforme a responsabilidade de cada uma. A situação já foi alvo, inclusive, de uma CPI na Câmara Municipal de Cuiabá.
“O que os responsáveis não fizeram nós estamos fazendo. E a CPI não virou pizza, virou política pública, resultando em trabalho efetivo da Câmara”, frisou a secretária.
Muitos cidadãos que passaram pelo local durante a operação elogiaram a iniciativa e ressaltaram que a operação deve ser estendida para toda a cidade, incluindo bairros.
“Tem que tirar tudo mesmo. Eu queria que fossem lá na Av. Filinto Muller também. Tá feio de fio solto lá”, disse Anatália Silva Figueiredo, moradora do bairro Quilombo.
“Ficou outro visual, parece que até clareou mais. Estava feio, sem falar na sensação de segurança que transmite agora. Nos bairros também tem fios caindo, pendurados. Seria bom que fossem também nos bairros”, pontuou Flávia Cleia Silva Pinto, moradora do CPA.
Outro morador disse que “há muito tempo precisava fazer isso”, ao se referir à retirada dos fios. Ele preferiu não se identificar.
O diretor da Energisa, Jorge Henrique Sírio, destacou a importância dos esforços da população, da Energisa e da Prefeitura para a realização de uma ação desse porte. “Uma ação como essa é sempre muito complexa, porque sabemos que pode ter impacto para a sociedade, por conta de internet e telefone. Mas é muito importante ter a consciência do trabalho. É uma ação de segurança, porque os fios, do jeito que se encontram, têm risco de fogo e tendem a atrapalhar a rede da Energisa. Não conhecemos a malha que é feita, então as empresas precisam ter consciência de resolver isso. Fizemos fiscalização, notificações, e as empresas não responderam como deveriam. A sociedade não aguenta mais isso, ela quer uma resolução para o problema, e a Energisa está junto nisso e vai fazer esse trabalho sempre que necessário de regularização, não só em Cuiabá, como no interior”, declarou.
Ele também agradeceu a estrutura da Prefeitura de Cuiabá na ação, com agentes de trânsito e de segurança pública da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, que ajuda o trabalho a fluir melhor e a se comunicar com a população.
DIA D
Além das ações específicas desencadeadas no Dia D, a Energisa realiza um trabalho contínuo e rotineiro de regularização de cabos de telecomunicação, contando com quatro equipes exclusivas dedicadas a essa atividade. As ações são direcionadas principalmente aos pontos mais críticos, onde há situação de risco, como cabos oferecendo perigo ao trânsito ou à segurança da população.
Nos casos que exigem maior apoio operacional, especialmente na região central, são realizados mutirões. Em 2025, foram retiradas aproximadamente 13 toneladas de cabos irregulares.
A população pode denunciar por meio do Web Denúncias da Sorp (sorp.cuiaba.mt.gov.br) ou pelo aplicativo da Energisa, podendo subsidiar ações pontuais. “Escolhemos a região central, tendo em vista situações alarmantes e por ser alvo de muitas reclamações. A participação da população é muito importante nos canais de denúncia da Prefeitura, em especial, porque ajuda a gestão a pautar a Energisa para outras ações concentradas, como a realizada na região central. O Web Denúncias é georreferenciado, o que facilita saber onde é a região mais denunciada, com mais reclamações”, explicou a secretária Juliana Palhares.
Vídeo:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|