DÉBORA SIQUEIRA/LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O pedreiro Aparecido Donizete dos Santos, de 39 anos, morreu ao cair do 3º andar de uma das cinco torres que compõem a obra do Residencial Harmonia, na Rua Projetada, 333, ao lado do Pantanal Shopping Center, por volta das 14 horas desta terça-feira (16).
A obra é da construtora Brookfield Incorporações, entretanto, o trabalhador era funcionário da empresa José Barbosa da Silva Serviços, empreiteira terceirizada que fornecia mão-de-obra para o acabamento.
O operário era natural de Ponta Porã (MS), município que faz divisa com o Paraguai.
Ele lixava uma grade de um dos quartos do edifício da torre que está na fase final de acabamento e o objeto se soltou, levando-o a queda de uma altura de aproximadamente 10 metros.
Segundo informações dos funcionários, o prédio onde ocorreu o acidente está previsto para ser entregue em meados de agosto deste ano.
Mary Juruna/MidiaNews
|
 |
Residencial Harmonia: acidente paralisou as obras de acabamento no local
|
Ainda de acordo com os colegas os operários, Donizete usava os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e havia sido treinado para o exercício da atividade. Porém, no momento em que a grade caiu, a corda que o sustentava teria se partido.
Nenhum engenheiro ou chefe da obra quis se manifestar sobre o assunto, assim como não permitiu que os demais trabalhadores falassem com a imprensa.
Outro lado
Conforme a assessoria da Brookfield Incorporações, a política de não passar informações à imprensa sobre o acidente é uma norma padrão da empresa, pois os trabalhadores estavam abalados emocionalmente e havia uma perícia em andamento.
Nesses casos, o comunicado parte do setor de Comunicação Social da empresa.
Por meio de nota, a Brookfield lamentou a morte do pedreiro e afirmou que prestará o auxilio necessário à família.
“A empresa informa zelar pelo cumprimento da legislação pertinente à Segurança e Medicina do Trabalho, inclusive exige de seus prestadores de serviços o mesmo zelo. A Brookfield Incorporações ainda informa que o senhor Aparecido Donizete dos Santos foi devidamente treinado e capacitado para o exercício de sua atividade, tendo recebido os respectivos EPI’s, que estavam sendo utilizados no momento do acidente”, diz a nota.
Confira na galeria as imagens do local registradas pela fotógrafa Mary Juruna, do MidiaNews.