Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
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Secopa prevê chegada de carros do VLT

Nesta semana, mais quatro composições foram entregues na Capital

Lislaine dos Anjos/MidiaNews

Chegada de uma das carretas com vagões do VLT, no Porto Seco, na Capital

Chegada de uma das carretas com vagões do VLT, no Porto Seco, na Capital

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) espera completar a frota de 40 carros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) cuiabano até o final do mês de abril. A estimativa é do secretário Maurício Guimarães, em entrevista ao MidiaNews.

Em visita às quatro últimas composições que chegaram ao Porto Seco, no Distrito Industrial, no início dessa semana, Guimarães afirmou que o cronograma do Estado com a Mac Logistic – empresa responsável pelo translado dos carros da Espanha até Cuiabá – é de que as entregas ocorram de 15 em 15 dias.

“Recebemos quatro carros hoje [quinta-feira, 2] e temos mais quatro sendo transportados em alto-mar. A programação é que a cada 15 dias nós recebamos quatro composições aqui no Porto Seco”, disse.

"A programação é de que, a cada 15 dias, nós recebamos quatro composições, aqui no Porto Seco"

Cada carros do VLT é formado por sete vagões e separado em três módulos para transporte do Porto de Santos (SP) até a Capital. No caso dos últimos quatro carros, foram necessárias 12 carretas para a realização do translado.

Ao contrário do primeiro carro, que passou pelas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande antes de ser desembarcado no Centro de Manutenção e Controle do VLT – antiga Vila Militar, próximo ao Aeroporto Marechal Rondon –, as novas composições devem seguir por uma rota diferente, após serem liberadas no Porto Seco.

“Daqui, os carros seguem pela [Rodovia dos] Imigrantes, entrando em Várzea Grande. A logística é um pouco mais tranquila porque não tem tantas vias públicas para transitar, mas também requer cuidado, que está sendo tomado”, disse Guimarães.

No Centro de Manutenção, os vagões são descarregados diretamente dobre os trilhos já implantados no local, onde passarão pelos primeiros testes. Esses trilhos são diferentes daqueles que serão usados na via permanente, cuja implantação ainda não foi iniciada.

Características do carro

Lislaine dos Anjos/MIdiaNews

Cada carro do VLT é dividido em três módulos para transporte

Cada carro do VLT terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.

Os veículos serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.

O projeto prevê que o modal circule por 22,2 km distribuídos em dois eixos, nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e nas avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Fernando Corrêa da Costa, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro, em Cuiabá.

O VLT também deverá contar com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.

Orçado em R$ 1,477 bilhão, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá – bem como a construção de 12 obras de arte – está sendo realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

Leia mais sobre o assunto:

Secopa recebe mais quatro carros para o sistema de VLT



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COMENTÁRIOS
21 Comentário(s).

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lucas  04.01.14 13h45
Interessante notar até onde pode chegar um comentário! Com relação ao Paul acho que os outros já elucidaram bastante sobre sua personalidade! Defende o que pensa sem muito argumento! Defende simplesmente por defender, e termina citando uma frase do “pensador uol”! Fico feliz pelo comentário de nosso colega Bruno. Com profundidade e argumentos. Mas aí preciso me colocar com melhor clareza. Talvez o desabafo inicial que causou todo este alvoroço não foi entendido em sua essência. Quanto ao preço da obra se sobrevalorizar, ok, entendemos o processo licitatório! Porém, ainda sim fica a minha queixa: Seria necessário este modelo de licitação? Não seria mais justo perante a sociedade um cultura de planejamento da engenharia que exigisse projetos executivos de qualidade antes de se aprovar e executar uma obra? Não se economizaria mais recursos se existisse o conhecimento anterior da obra antes de se sair aprovando como loteria apenas antiprojetos!? Todas estas queixas são no fundo o serne do desabafo original: “perceber a falta de critica construtiva do jornalismo e da população que faz com um projeto totalmente mal elaborado, monitorado e executado seja visto como cartao postal da ‘capital do futuro’! Entende? Agora se você também é daqueles que acha que os fins justificam se os meios, então ok!? Viva o VLT que sairá do papel... apesar de tudo... para melhorar o transporte público cuiabano!
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marcelo  03.01.14 22h00
Desculpas são argumentos de gente fracassada.
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ander  03.01.14 21h25
antes era pra ser duas linhas, vg x cpa e centro coxipo, mas parece que vai sair do papel so varzea grande até o posto, eu so observo kkkkk daqui 5 anos fica pronto;
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silene  03.01.14 20h20
Lucas, não precisa se preocupar em debater com este tal de Paul. Ele sempre aparece neste espaço defendendo as “obras” do governo. Nem todos estão sendo prejudicados com estes atrasos, alguns estão ganhando e cabe a eles defender seu ponto de vista. Caro Paul, o problema em esperar mais dois anos é porque o governo garantiu que o VLT ficaria pronto em março de 2014. Não me venha dizer que fui ingênua em acreditar, pois se a equipe do governo é tão competente deveria saber que neste tipo de projeto não há espaço para amadorismo. Faço parte da Administração Pública, sei que os prazos raramente são cumpridos, acredito que a equipe da SECOPA tenha conhecimento deste fato. Por isso, quando um representante do governo aparece na mídia garantindo algo que não poderá ser cumprido está agindo de má fé perante a população.
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_Marcelo_  03.01.14 19h30
Liga não Lucas, este (paul) tem histórico de confrontações... inclusive já morou na França e quando tem algum comentário mais embasado ele gosta de questionar. Paul se por um lado existem cometários de pessoas que não aguentam mais tamanhas mentiras, por outro tem os pelegos que gostam de defender aqueles que em qualquer lugar sério do mundo estariam vendo o sol apenas uma hora por semana.
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