LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÂO
O secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, informou que que as obras no Viaduto da Sefaz deverão ser concluídas até o próximo final de semana.
Ele não revelou, porém, quando a obra, que está sendo erguida na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), será liberada para uso da população.
Em entrevista ao programa
"Resumo do Dia"
, na TV Rondon (SBT/5), o secretário garantiu, ainda, que irá entregar por completo a obra do Viaduto da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, e não mais apenas a parte de cima do elevado, como anunciado anteriormente.
“Estamos concluindo, nesta semana, o Viaduto da Sefaz. O Viaduto da MT-040 já está pronto e nós estamos apenas concluindo a parte inferior, para entregá-lo por completo”, disse.

"Estamos concluindo, nesta semana, o Viaduto da Sefaz. O Viaduto da MT-040 já está pronto e nós estamos apenas concluindo a parte inferior, para entregá-lo por completo"
As duas obras já deveriam ter sido inauguradas em novembro passado, segundo o cronograma montado pelo Governo do Estado.
Os dois viadutos compõem o sistema de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital e tiveram a entrega constantemente adiada, segundo a Secopa, devido às fortes chuvas que caíram na Capital e impediram que as fases finais de acabamento das duas obras fossem completadas.
Na entrevista, Guimarães disse, ainda, que já estão sendo executadas as obras previstas na parte inferior do Viaduto da UFMT, inaugurado em dezembro pelo Estado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, para construção da rotatória e posterior liberação da passagem pela via.
O secretário voltou a afirmar que tudo estará pronto até o Mundial de Futebol, que acontece nos meses de junho e julho deste ano. A exceção é o VLT, cujo prazo de conclusão foi adiado para o final deste ano.
“Até a Copa do Mundo, todas as obras estarão entregues e, até o final do ano, o VLT estará operando totalmente”, disse o secretário.
Viaduto da MT-040Obra iniciada em fevereiro de 2013, o Viaduto da MT-040 (Rodovia Palmiro Paes de Barros) está sendo erguido no entroncamento da rodovia com a Avenida Fernando Corrêa e terá 445 metros de comprimento.
No primeiro momento, segundo a Secopa, apenas a parte de cima do viaduto seria liberada para o tráfego.
Edson Rodrigues/Secopa
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Viaduto da MT-040: obra será inaugurada por completo, segundo a Secopa
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Agora, já teve início a construção da rotatória sob o elevado – que auxiliará na distribuição do trânsito da região –, que encontra-se na fase de drenagem do local.
Paralelo a isso, também está em andamento a pavimentação da pista marginal do lado esquerdo (sentido Centro-bairro), onde a etapa de drenagem já foi finalizada.
O viaduto será rodoferroviário, ou seja, será constituído de duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral, e de uma via central permanente para a circulação do VLT.
Viaduto da SefazCom formato de ferradura e 278 metros de extensão, a obra será constituída de duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno para os motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem voltar à região central de Cuiabá.
O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura. O VLT – que fará o eixo CPA-Aeroporto – irá passar por baixo do viaduto.
Atualmente, foi finalizada a pavimentação sobre o viaduto, chamada de pavimento rígido. Agora, os trabalhos seguem concentrados nos encabeçamentos da estrutura.
Os postes de iluminação sobre o viaduto também já foram recolocados e, assim que for concluído o pavimento nas cabeceiras será executada a sinalização horizontal (na pista).
O grande objetivo da obra, segundo a Secopa, é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde, com a entrada e saída de servidores públicos do Centro Político Administrativo (CPA).