LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Governo do Estado liberou, desde o início da semana, o tráfego de uma das pistas que fazem o sentido CPA-Centro e que passa sob o Viaduto da Sefaz, obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que está sendo construída na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), em Cuiabá.
O elevado, que tem previsão de inauguração para a próxima semana, ainda passa por serviços de acabamento na estrutura e adjacências, bem como a execução do projeto paisagístico que contribui para reforçar o formato em ferradura da obra.
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a liberação de uma das duas faixas de circulação da pista visa melhorar parcialmente o tráfego na região do Centro Político Administrativo, que hoje é usado como rota de desvio oficial da obra. O desvio já usado, porém, continua ativo.
Lislaine dos Anjos/MidiaNews
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Apenas uma das faixas de circulação do sentido CPA-Centro foi liberada
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Na outra faixa, máquinas e operários trabalham na execução do asfaltamento e sinalização da via.
Após a inauguração da obra, a previsão é de que as vias do Centro Político que tiveram o sentido invertido para melhor se adequarem para a passagem do fluxo de carro em direção ao Centro tenham sua orientação restabelecida.
Motoristas que passam pelo local reclamam do congestionamento que tem se formado no local, principalmente no início da manhã.
Dados da Secopa apontam que, por aquele trecho, trafegam aproximadamente 2,7 mil veículos por hora nos momentos de pico.
A obra
Antes anunciada como a primeira grande obra de mobilidade do pacote do VLT a ser inaugurada pelo Governo do Estado, o Viaduto da Sefaz tinha previsão inicial de execução de oito meses.
Como a obra foi iniciada em dezembro de 2012, o prazo de entrega se encerrou em agosto deste ano. Agora, a primeira obra do pacote a ser inaugurada será o Viaduto da UFMT, na Avenida Fernando Corrêa, que terá o trânsito parcialmente liberado a partir desta quarta-feira (11).
Diferente das outras obras do modal, que são rodoferroviárias (passagem de veículos e do VLT), o elevado da Sefaz será de uso exclusivo de veículos. O VLT – que fará o eixo CPA-Aeroporto – irá passar por baixo do viaduto.
Com formato de ferradura e 278 metros de extensão, a obra será constituída de duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno para os motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem voltar à região central de Cuiabá.
Lislaine dos Anjos/MidiaNews
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Obra ainda passa por ajustes finais de acabamento, antes de sua inauguração
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O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura.
O grande objetivo da obra, segundo a Secopa, é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde, com a entrada e saída do servidores públicos do Centro Político Administrativo (CPA).
Implantação do VLTO Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, está incluso no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.