Cuiabá, Sábado, 14 de Junho de 2025
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Viaduto da UFMT entra na reta final com obra de asfalto

Obra integra pacote de implantação do modal na área metropolitana

Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto da UFMT: encabeçamento e pavimentação asfáltica são executadas na obra

Viaduto da UFMT: encabeçamento e pavimentação asfáltica são executadas na obra

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Anunciada pelo Governo do Estado como uma das próximas obras a serem inauguradas, o Viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Avenida Fernando Corrêa, entrou na fase final de pavimentação.

Segundo informações do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela execução da obra, a pavimentação asfáltica será feita em duas etapas.

A primeira consiste em uma camada de cinco centímetros de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). A segunda, de mesma altura, será aplicada na sequência.

Finalizado o asfaltamento, terão início os serviços de sinalização horizontal, vertical e iluminação.

Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto da UFMT está na lista de próximas obras a serem entregues pelo Estado

Outras atividades

Ao todo, 75 operários trabalham nessa última etapa da obra, divididos nos três turnos.

Além da pavimentação, há frentes de serviço atuando no encabeçamento (terra armada) da estrutura com compactação do solo e aplicação de massa asfáltica.

Seguem em execução, ainda, a construção do guarda-corpo que garante a segurança dos pedestres que caminham sobre o viaduto e os serviços de acabamento (lixamento e pintura) dos pilares da estrutura.

Liberação


Segundo o consórcio, por se tratar de um viaduto rodoferroviário, eles estão concentrando as atividades com o intuito de liberar, o mais rápido possível, o tráfego de automóveis na obra, atendendo ao pedido da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

Informações internas da pasta, aliás, dão conta de que a obra deverá ser inaugurada antes mesmo da instalação dos trilhos da via permanente na faixa central do viaduto, por onde passará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – que se trata da segunda fase da obra.

Além disso, a obra também não deverá ser entregue com a parte inferior (onde fica a rotatória) totalmente concluída, o que deve ser entregue apenas com a inauguração da Via Parque do Barbado, outro projeto de mobilidade já em execução na região.

A obra

Edson Rodrigues/Secopa

Pavimentação do elevado é uma das últimas etapas da obra a serem executadas

Parte do pacote de implantação do VLT na Grande Cuiabá, orçado em R$ 1,477 bilhão, o elevado da UFMT teve sua construção iniciada em outubro de 2012.

Em agosto deste ano, o Consórcio VLT divulgou que a obra já havia alcançado 87,8% dos serviços concluídos.

O viaduto, que terá 428 metros, está sendo construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves, Fernando Corrêa da Costa e a via de acesso ao campus da UFMT.
O elevado será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e a via central permanente do VLT.

Sob o viaduto, estão previstas a execução de pistas marginais e uma rotatória para acesso às avenidas adjacentes.

Edson Rodrigues/Secopa

Pistas para o tráfego geral deverão ser liberadas em breve, segundo o consórcio

Implantação do VLT

O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução dessa e de outras 11 obras de arte previstas no pacote do VLT.

Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto de 22,2 km do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.



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COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

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MARCOS  29.11.13 16h58
Fala sério, após EXTRA SUPERMERCADOS, as condições do asfalto FERNANDO CORREA está em péssima condição, cortes feito, associado tapa buraco horrível, causar danos os veículo e NINGUÉM FAZ NADA......
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MARCELO  29.11.13 14h26
Cadê o viaduto da SEFAZ???????? Parece que a imprensa tem memória curta.
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_Marcelo_  28.11.13 20h00
Será que o reboco já está pronto para corrigir o desnível???
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MOACIR  28.11.13 16h41
OLHA SÓ PASSEI HOJE PELA MANHA POR BAIXO DO VIADUTO DO CRISTO REI, PARABENS PARA QUEM É O RESPONSAVEL, QUE SE PREOCUPOU COM A POPULAÇÃO, O VIADUTO NNÃO ESTA NEM AMETADE CONTRUIDO E JA LIBERARAM A PASSAGEM POR BAIXO. ENTÃO PORQUE O DA SEFAZ ESTA COM UM FLUXO ABERTO E OUTRO TRANCADO? PURA FALTA DE VONTADE.
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Adriano Moraes  27.11.13 18h00
Falando em obras, quem será o gênio que fechou a rotatória da rodoviária ? É certo que ficou melhor para ir do CPA para a rodoviária, mas no sentido inverso não há trincheira e o trânsito ficou muito pior.
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