LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou para sexta-feira (13) a liberação da parte superior da Trincheira do Santa Rosa, uma das obras de travessia urbana que estão sendo executadas ao longo da Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.
“Vamos liberar aquela parte superior, que atende a quem sai do Goiabeiras Shopping com destino ao bairro Santa Rosa, o que, com certeza, já vai aliviar consideravelmente o trânsito no final do ano, causando menos incômodo às pessoas. Ali é uma situação crítica”, disse.
O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração do Viaduto da UFMT, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, na região do Coxipó, na noite de quarta-feira (11).
A obra da trincheira integra o pacote de intervenções selado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

"Vamos liberar aquela parte superior, que atende a quem sai do Shopping Goiabeiras com destino ao bairro Santa Rosa"
O projeto é um dos mais atrasados do pacote, principalmente por problemas de contrato com a antiga empresa executora, Ster Engenharia, elaboração de um novo contrato, firmado com a Camargo Campos S.A. Engenharia e Comércio, e demora na remoção de interferências enfrentados pelo Estado junto à concessionária de água e esgoto da Capital, a CAB Cuiabá.
“Ali está ficando muito bonito. É uma obra enorme, tivemos problemas com a CAB Cuiabá, mas que já foram resolvidos. Mas, o que é importante, que é gratificante, é que estamos estruturando a cidade. É uma transformação”, completou SIlval.
A obraCom quase 100 homens atuando em toda a extensão da obra, a Trincheira do Santa Rosa segue com os serviços de escavação, execução das obras de drenagem e cortina atirantada (técnica de contenção).
O lançamento de vigas que darão sustentação ao tabuleiro (pista) de acesso para automóveis, localizada entre as pistas marginais da trincheira, já foi encerrado.
Edson Rodrigues/Secopa
|
 |
Estado espera melhorar o trânsito para quem sai do Goiabeiras em direção ao Santa Rosa
|
Com 520 metros de extensão, a Trincheira do Santa Rosa deverá revitalizar o fluxo de trânsito de diversos bairros da Capital, como o Goiabeiras, Duque de Caxias e o Santa Rosa.
Orçada em R$ 26,2 milhões, a obra integra o convênio de R$ 165,7 milhões firmado entre o Governo do Estado e o Dnit para a execução de obras nos trechos urbanos de três rodovias federais (BRs 364/163/070), que cortam a Grande Cuiabá pelas avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.
O pacote engloba, além da obra no Santa Rosa, a construção das trincheiras Jurumirim/Trabalhadores e Verdão, os viadutos do Despraiado e Dom Orlando Chaves/FEB, bem como o Complexo Viário do Tijucal.