Na manhã desta sexta-feira (26), a Escola Estadual Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, foi palco do encerramento do Projeto Escolhas da Vida, iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que tem apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).
Ações foram realizadas durante todo o mês de setembro com objetivo de criar espaço para que estudantes de escolas públicas falassem sobre seus dilemas, dúvidas e emoções de forma leve e reflexiva.
Escolas que aderiram ao projeto realizam durante todo o dia a aplicação do jogo com seus estudantes. Para isso, a Seduc fez a distribuição de 3.700 kits de baralhos para os 508 grêmios estudantis da rede estadual. Segundo a Seduc, os líderes dos grêmios atuaram como protagonistas e mediadores nas rodadas de debate.
O projeto teve como eixo principal o jogo de cartas “Escolhas do Bem”, voltado a jovens de 16 a 18 anos.
Mais do que uma brincadeira, a ferramenta foi pensada para provocar conversas sobre situações que fazem parte da rotina dos adolescentes, como a pressão social, o impacto das redes digitais e os desafios emocionais que surgem nessa fase da vida.
O vice-governador Otaviano Pivetta definiu a Escola Estadual Eliane Digigov como um porto seguro para os jovens. Ele lembrou que o Governo do Estado reformou a unidade e construiu a piscina semiolímpica e a quadra de areia.
“Fico feliz em ver a escola totalmente atrativa e porto seguro não apenas para os estudantes, mas para todo a sociedade”.
O desembargador Orlando de Almeida Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT), observou que a semente foi plantada.
“Sabemos que os frutos não virão a curto prazo. Hoje estamos dialogando com esses alunos para que sejam multiplicadores desse projeto. Logo mais, vão perceber que o Escolhas da Vida vai impactar para o bem na rotina deles”.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a proposta do projeto é transformar o ambiente escolar em um espaço ainda mais acolhedor e participativo.
“Queremos que cada jovem perceba que suas escolhas têm poder e que refletir sobre elas pode mudar trajetórias. A escola não é só lugar de aprender português e matemática, é também onde aprendemos a lidar com a vida, com os sentimentos e com os outros”, afirmou.
Matheus Oliveira da Silva, coordenador do projeto de fortalecimento dos grêmios estudantis da Seduc, avalia que quando o grêmio se envolve em ações como esta, ele deixa de ser apenas um espaço de representação formal e passa a ser um motor de transformação no dia a dia escolar.
“A participação ativa no Projeto Escolhas da Vida é uma prática real de protagonismo estudantil. Assumindo a frente de atividades como essa, eles deixam de ser apenas receptores de ações e passam a ser coprodutores da escola que desejam viver”, completou Matheus.
Para o estudante Davi Ferreira, 15 anos, do 1º ano do ensino médio, a responsabilidade de contribuir com a divulgação e implantação do projeto é um incentivo.
“A gente vai ajudar a conduzir as conversas. É legal saber que a Seduc confia em nós para puxar esse diálogo, porque quem entende o que sentimos no dia a dia somos nós mesmos”, disse.
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