Cuiabá, Terça-Feira, 13 de Janeiro de 2026
EM 17 MUNICÍPIOS
13.01.2026 | 16h03 Tamanho do texto A- A+

Seaf realiza reuniões sobre o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro

Iniciativa busca orientar produtores, associações e cooperativas interessados em aumentar a produtividade com a adoção de animais de alta linhagem genética

Assessoria

nimais de Tapurah que participaram do Programa de Melhoramento Genético

nimais de Tapurah que participaram do Programa de Melhoramento Genético

DA REDAÇÃO

Durante o mês de janeiro, o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro de Mato Grosso promove uma série de reuniões presenciais em 17 municípios do estado. A ação tem como objetivo orientar produtores rurais, associações e cooperativas interessados em elevar a eficiência produtiva de suas propriedades por meio da aquisição de animais com alta linhagem genética.

 

De acordo com a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, o programa representa uma oportunidade concreta de transformação da pecuária leiteira no estado. “Estamos investindo em genética de qualidade para garantir mais produtividade, renda e sustentabilidade aos produtores da agricultura familiar. As reuniões são fundamentais para que eles compreendam todas as etapas do programa e possam aderir de forma consciente e planejada”, destacou.

 

As atividades tiveram início nesta segunda-feira (12.1), com reuniões nos municípios de São José dos Quatro Marcos e Figueirópolis. Nesta terça-feira (13), foi realizada uma etapa da reunião em Jauru, e, às 14h, acontece um encontro no município de Vale do São Domingos.

 

A participação nas reuniões é um pré-requisito para adesão ao programa, que é um investimento do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), com acompanhamento técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com as prefeituras municipais, cooperativas e associações.

 

As reuniões são abertas a produtores dos municípios que manifestaram interesse e também àqueles de localidades vizinhas que tenham interesse em conhecer melhor o programa. Além disso, municípios que ainda não manifestaram interesse podem participar da iniciativa. Para isso, os interessados podem entrar em contato diretamente com a equipe da Seaf responsável pelo programa, procurar a unidade da Empaer mais próxima ou comparecer às reuniões realizadas nos municípios mais próximos.

 

Os municípios que recebem as reuniões neste mês são: São José dos Quatro Marcos, Figueirópolis, Jauru, Vale do São Domingos, Pontes e Lacerda, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Comodoro, Brasnorte, Castanheira, Juruena, Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Colíder, Terra Nova do Norte, Marcelândia e Chapada dos Guimarães.

 

Cronograma das próximas reuniões

 

14.1 – Pontes e Lacerda, às 9h | Conquista D’Oeste, às 14h

 

15.1 – Nova Lacerda, às 9h | Comodoro, às 14h

 

21.1 – Brasnorte, às 9h

 

22.1 – Castanheira, às 9h | Juruena, às 14h

 

23.1 – Alta Floresta, às 9h | Nova Canaã do Norte, às 14h

 

24.1 – Colíder, às 9h | Terra Nova do Norte, às 14h

 

26.1 – Marcelândia, às 9h

 

27.1 – Chapada dos Guimarães, às 9h

 

Entre 2020 e 2025, foram distribuídas 36.297 doses de sêmen, entre convencional e sexado, de cinco raças leiteiras, Holandês, Jersey, Girolando ¾ e 5/8 e Gir Leiteiro, beneficiando 60 municípios e cinco cooperativas.

 

Somente em 2025, a Seaf adquiriu 8.275 doses de sêmen, sendo 5.585 sexadas, ampliando significativamente o potencial de formação de rebanhos voltados à produção leiteira. O total de investimentos em prenhes; embriões e sêmen entre 2020 e 2025 é de R$ 10,5 milhões.

 

O Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro busca fortalecer a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso, com foco no aumento da produtividade, da renda e da qualidade do rebanho. 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia