Durante o mês de janeiro, o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro de Mato Grosso promove uma série de reuniões presenciais em 17 municípios do estado. A ação tem como objetivo orientar produtores rurais, associações e cooperativas interessados em elevar a eficiência produtiva de suas propriedades por meio da aquisição de animais com alta linhagem genética.
De acordo com a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, o programa representa uma oportunidade concreta de transformação da pecuária leiteira no estado. “Estamos investindo em genética de qualidade para garantir mais produtividade, renda e sustentabilidade aos produtores da agricultura familiar. As reuniões são fundamentais para que eles compreendam todas as etapas do programa e possam aderir de forma consciente e planejada”, destacou.
As atividades tiveram início nesta segunda-feira (12.1), com reuniões nos municípios de São José dos Quatro Marcos e Figueirópolis. Nesta terça-feira (13), foi realizada uma etapa da reunião em Jauru, e, às 14h, acontece um encontro no município de Vale do São Domingos.
A participação nas reuniões é um pré-requisito para adesão ao programa, que é um investimento do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), com acompanhamento técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com as prefeituras municipais, cooperativas e associações.
As reuniões são abertas a produtores dos municípios que manifestaram interesse e também àqueles de localidades vizinhas que tenham interesse em conhecer melhor o programa. Além disso, municípios que ainda não manifestaram interesse podem participar da iniciativa. Para isso, os interessados podem entrar em contato diretamente com a equipe da Seaf responsável pelo programa, procurar a unidade da Empaer mais próxima ou comparecer às reuniões realizadas nos municípios mais próximos.
Os municípios que recebem as reuniões neste mês são: São José dos Quatro Marcos, Figueirópolis, Jauru, Vale do São Domingos, Pontes e Lacerda, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Comodoro, Brasnorte, Castanheira, Juruena, Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Colíder, Terra Nova do Norte, Marcelândia e Chapada dos Guimarães.
Cronograma das próximas reuniões
14.1 – Pontes e Lacerda, às 9h | Conquista D’Oeste, às 14h
15.1 – Nova Lacerda, às 9h | Comodoro, às 14h
21.1 – Brasnorte, às 9h
22.1 – Castanheira, às 9h | Juruena, às 14h
23.1 – Alta Floresta, às 9h | Nova Canaã do Norte, às 14h
24.1 – Colíder, às 9h | Terra Nova do Norte, às 14h
26.1 – Marcelândia, às 9h
27.1 – Chapada dos Guimarães, às 9h
Entre 2020 e 2025, foram distribuídas 36.297 doses de sêmen, entre convencional e sexado, de cinco raças leiteiras, Holandês, Jersey, Girolando ¾ e 5/8 e Gir Leiteiro, beneficiando 60 municípios e cinco cooperativas.
Somente em 2025, a Seaf adquiriu 8.275 doses de sêmen, sendo 5.585 sexadas, ampliando significativamente o potencial de formação de rebanhos voltados à produção leiteira. O total de investimentos em prenhes; embriões e sêmen entre 2020 e 2025 é de R$ 10,5 milhões.
O Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro busca fortalecer a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso, com foco no aumento da produtividade, da renda e da qualidade do rebanho.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|