Cuiabá, Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2025
AÇÕES DURANTE O MÊS
01.10.2025 | 14h18 Tamanho do texto A- A+

Várzea Grande reforça prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

Além da busca ativa por mulheres em fila de espera por mamografia, a secretaria de Saúde estará com as 26 unidades abertas à população no sábado, dia 11

André Luis

Ilustração

DA REDAÇÃO

O mês de outubro chegou e com ele a campanha Outubro Rosa, movimento internacional dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e também ao câncer do colo do útero.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande reforça a importância de que as mulheres estejam atentas à sua saúde e mantenham os exames de rastreamento em dia.

 

A Saúde municipal tem feito um chamamento especial às mulheres que possuem pedidos de mamografia pendentes desde 2023, para que procurem a sede da Secretaria, localizada na Avenida da FEB, nº 2138, para dar celeridade na realização do exame.

 

“Estamos em busca dessas mulheres para que possamos dar a oportunidade de realizar o exame tão importante, que é a mamografia. Por isso, buscamos mulheres que estão na fila de espera, há anos, pelo exame”, ressalta a secretária Deisi Bocalon.

 

Dentro da programação do Outubro Rosa, no dia 11 de outubro (sábado), todas as 26 Unidades de Saúde da Família de Várzea Grande estarão abertas das 7h às 17h, com uma ação voltada ao cuidado integral da mulher. Serão ofertados exames preventivos (CCO/Papanicolau), palestras educativas, solicitação de mamografias e vacinas.

 

“Será um sábado totalmente dedicado à saúde da mulher várzea-grandense, uma oportunidade para que cada uma cuide de si mesma e tenha acesso a serviços fundamentais de prevenção”, destacou a superintendente da Atenção Primária à Saúde, Janaína Pinheiro.

 

DADOS NACIONAIS - O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, depois do câncer de pele não-melanoma.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025 são esperados 73.610 novos casos no país. Só em 2021, foram registradas 18.139 mortes pela doença.

 

Já o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, com estimativa de 17.010 novos casos anuais no Brasil até 2025.

 

O dado preocupante é que 60% dos casos ainda são diagnosticados em estágio avançado, o que reduz as chances de cura e aumenta os custos de tratamento.

 

PREVENÇÃO SALVA VIDAS - A prevenção e o diagnóstico precoce são as maiores armas contra esses tipos de câncer.

 

O exame de mamografia e o preventivo do colo do útero (Papanicolau) são gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e fundamentais para detectar alterações iniciais, possibilitando tratamento menos invasivo e maior chance de cura.

 

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde reforçará as ações educativas e os atendimentos, reafirmando o compromisso com o cuidado e a promoção da saúde da mulher em Várzea Grande.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia