LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, retorna à Cuiabá para uma visita ao canteiro de obras da Arena Pantanal, na manhã desta terça-feira (8), acompanhado dos membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
O objetivo da visita é verificar o andamento das obras no canteiro e atestar se o empreendimento irá cumprir os prazos firmados entre a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) com a Fifa, de conclusão da obra em dezembro deste ano e inauguração em janeiro de 2014.
A Arena Pantanal deverá ser palco de quatro jogos, durante a primeira fase do Mundial, que ocorrerá nos meses de junho e julho do próximo ano.
A entrega deve ser oficializada com meses de antecedência, segundo o COL, para a realização de testes quanto à operacionalização do estádio e garantia de segurança dos torcedores.
Durante a visita, Valcke deverá realizar uma entrega simbólica de ingressos a representantes dos trabalhadores da arena.
Segundo a assessoria, todos os operários que ajudaram a construir ou reformar os 12 estádios que serão sede da Copa do Mundo de 2014 receberão ingressos para assistir a um dos jogos do Mundial de Futebol, em suas respectivas sedes.
A vistoria está agendada para ocorrer às 10h30, após o grupo visitar a obra do Viaduto da Sefaz, que integra o pacote de R$ 1,477 bilhão para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e deverá ser a primeira grande obra da Copa do Mundo a ser inaugurada na Capital.
Edson Rodrigues/Secopa
|
 |
Arena Pantanal: estádio possui 85% dos trabalhos concluídos, segundo a Secopa
|
O viaduto, aliás, apresentou problemas no material utilizado na pavimentação e deverá ter todo essa etapa refeita pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra.
PressãoNa Arena Pantanal, a pressão causada pela visita de Valcke é grande. Em relatório divulgado na última segunda-feira (30), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirmou que a Arena Pantanal não estaria pronta dentro do prazo prometido, a não ser que “medidas realmente urgentes” fossem adotadas pela Construtora Mendes Júnior e pelo Governo do Estado, para acelerar o ritmo da obra.
Segundo a Secopa, a obra fechou o mês de setembro com 85% dos trabalhos da estrutura física concluídos, sendo as partes mais complexas a finalização da estrutura metálica que dará suporte à cobertura – já finalizada nos setores Norte e Sul –, o plantio do gramado (agendado para ter início até a segunda quinzena deste mês) e a pavimentação e finalização da área externa do estádio.
O cancelamento do contrato para aquisição das quase 45 mil cadeiras do estádio e a necessidade de realização de um novo certame deixam a Secopa com o cronograma ainda mais apertado para a inauguração da obra.
Para agravar a situação, auditores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) embargaram partes da obra da Arena Pantanal, por falta de proteção coletiva em alguns setores das arquibancadas Norte, Sul e Leste do estádio, bem como as áreas próximas aos poços onde serão instalados os elevadores.
A expectativa é de que a Construtora Mendes Júnior, responsável pela execução da parte física da obra orçada em R$ 420 milhões, corrija os problemas e protocole junto à SRTE o pedido de liberação das partes embargadas ainda na tarde desta segunda-feira.
Outro ladoAo
MidiaNews, a construtora afirmou, por meio de assessoria, que o cronograma da visita está mantido e que deverá se posicionar sobre o embargo ainda nesta segunda-feira (7).
Leia mais sobre o assunto:
Arena Pantanal tem 85% das obras concluídas, diz Secopa
Obras da Arena e do VLT são parcialmente embargadasTCE diz que a Arena Pantanal não fica pronta no prazo