Cuiabá, Domingo, 3 de Agosto de 2025
ESTÁDIO DA COPA
Tamanho do texto A- A+

Secopa anuncia avanço na cobertura da Arena Pantanal

Obra tem prazo de entrega para janeiro de 2014 e está orçada em R$ 420 milhões

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Obras na fachada da Arena Pantanal também iniciaram nesta semana

Obras na fachada da Arena Pantanal também iniciaram nesta semana

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou que mais da metade dos trabalhos ligados à etapa de içamento das estruturas metálicas da cobertura da Arena Pantanal já foram concluídos. A informação tem como base dados fornecidos pela Construtora Mendes Júnior, responsável pela execução da obra.

Até esta quinta-feira (7), 11 das 16 estruturas necessárias para a montagem da cobertura dos setores Oeste (Avenida Traçaia) e Leste (Avenida Ranulfo Paes de Barros) já haviam sido instaladas, sendo cinco na primeira e seis na segunda.

De acordo com a construtora, cada estrutura pesa 356 toneladas e foi dividida em oito partes. Após a pré-montagem em solo, elas são içadas pelos guindastes e parafusadas no pórtico de sustentação.

Cada setor possui 150 metros de extensão por 54 metros de largura, projetando uma cobertura de 8.100 m². Somados aos setores Sul e Norte, onde as estruturas metálicas já foram concluídas, a cobertura total é de 26.800 m².

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Telha metálica já está sendo instalada na cobertura do setor Sul do estádio

Nos setores Norte e Sul, aliás, estão em andamento as instalações das telhas metálicas, fase que será seguida pela colocação do isolante térmico e do acabamento com membrana de TPO (atrás dos pórticos) e policarbonato (que efetivamente irá proteger os torcedores até o guarda-corpo, na área frontal).

Fachada

Teve início, também nesta semana, a instalação do policarbonato alveolar na fachada metálica do setor Norte do estádio.

Essa fase de acabamento antecede a aplicação de 25.300 m² da membrana perfurada que irá envolver a lateral do estádio.

O revestimento é espesso, possui cavidades e irá proteger os torcedores, principalmente em dias de chuva.

O policarbonato alveolar nada mais é do que uma chapa lisa, com tratamento ultravioleta, que é mais resistente que o vidro e possui garantia de 10 anos.

Ele também ajuda a amenizar o calor, uma vez que conta com tecnologia refletiva que reduz a temperatura do interior da obra.

A próxima etapa, da membrana perfurada, permite a ventilação entre as áreas externa e interna do estádio, principalmente em dias ensolarados, reduzindo a formação de ilhas de calor.

Acabamento interno


Os camarotes da Arena Pantanal também já seguem para as etapas finais de acabamento. Os lounges Hospitalidade e VIP, que se tratam de camarotes mais amplos (2.200 m²), já estão com todo o porcelanato assentado.

A cor preta foi escolhida, segundo a Mendes Júnior, porque apresenta mais resistência à abrasão física e química quando comparado à cerâmica comum, sendo o mais indicado para locais onde há grande fluxo de pessoas.

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Um dos camarotes da Arena Pantanal: porcelanato já foi assentado

Além disso, os vidros, aparelhos de ar condicionado e forro já se encontram em fase de instalação.

Os demais camarotes do estádio estão recebendo um piso diferente, o Linoleum, pois irão receber até 15 pessoas. Antiderrapante, o piso é de fácil aplicação e limpeza e amortece impactos, funcionando ainda como isolante térmico.

Aqueles camarotes localizados no segundo e terceiro pisos dos setores Leste e Oeste e no terceiro piso dos pontos Norte e Sul já estão em fase final de acabamento, com a instalação dos vidros que separam o público da área externa do estádio.

A etapa final de preparação dos camarotes são a instalação das portas e a montagem dos bares exclusivos em cada camarote.

Outras fases


Também estão em andamento as fases de preparação do entorno da arena, com os serviços de pavimentação e paisagem, e a preparação do campo de futebol.

Na semana passada, a arena passou a ganhar a pintura interna da área interna do estádio, do subsolo ao quarto piso.

As cores escolhidas para a pintura das paredes e do forro foram cinza para as áreas de circulação – onde estão localizadas as lanchonetes, banheiros e entradas de acessos às arquibancadas – e branco (camarotes).

Também já está no final a etapa de acabamento nos 20 quiosques que atenderão ao público, com a instalação das bancadas de granito (de cor preta), do forro (de gesso na parte interna e de cimento na parte externa), do assentamento da cerâmica e do rejunte.

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Na cobertura Leste, a instalação das telhas metálicas também foi iniciada

Arena Pantanal


Com a estrutura física orçada em R$ 420 milhões – sem contar a instalação dos assentos, mobiliário e sistema de Tecnologia, Informação e Comunicação – a obra, que será palco de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, fechou o mês de setembro com 85% dos serviços concluídos.

Com capacidade para 41.390 torcedores durante a Copa do Mundo – capacidade que será ampliada para 44.003 pessoas no modo legado –, o estádio conta, em outubro, com 1.523 operários ativos.
A obra passa pelo estágio de montagem de cobertura e pelas fases de instalações hidrossanitárias, elétricas e dos aparelhos de ar-condicionado.

A obra tem previsão de inauguração para a primeira quinzena de janeiro de 2014.
GALERIA DE FOTOS
Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Fachada da Arena

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Fachada da Arena

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Fachada da Arena

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Fachada da Arena

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Camarote da Arena

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Camarote da Arena

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Camarote da Arena

Márcio Trevisan/Mendes Júnior

Camarote da Arena




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
10 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

MANOEL MARTINS DIAS  11.11.13 08h12
como brasileiro e cuiabano de coração, fico estarrecido com tal procedimento desta obra, que era para ficar pronta em 23 de dezembro de 2012, e ate o momento so promessas, os valores gastos, são altos demais pelo custo beneficio e satisfação popular. Realmente não temos bons administradores na nossa politica Favor verificar construção da havan custos e prazos, temos muito que aprender.
1
0
clodoaldo lemes de souza  09.11.13 19h27
SÓ ESTARA PRONTO EM FEVEREIRO E O GRAMADO NÃO ESTARA CEM POR CENTO!
1
1
Léo Venzo  09.11.13 14h52
É... Sinto que aquela "nuvem negra" de pessimismo começa a se dissipar perante o "sol" dos que são realmente cuiabanos.
7
2
Valdecarlos José dos Santos  08.11.13 14h58
Só falta o gramado né?
6
1
Reinaldo  08.11.13 14h42
Policarbonato alveolar na fachada e telha metálica na cobertura, nossa pensei que seria algo mais moderno e ecológico, tipo membrana em ambos e além disso dependendo o policarbonato pode ser mais caro que o vidro temperando
2
7