Cuiabá, Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025
AÇÃO POR DANOS MORAIS
05.10.2011 | 15h15 Tamanho do texto A- A+

Advogado aciona Big Lar após encontrar lesma em alface

Segundo cliente, havia lesma e dejetos fecais na embalagem comprada no estabelecimento

Arquivo

Fachada do supermercado Big Lar; cliente se sentiu humilhado e quer indenização

Fachada do supermercado Big Lar; cliente se sentiu humilhado e quer indenização

DA REDAÇÃO

O advogado C.C.S., de Cuiabá, entrou com uma ação por danos morais contra o Supermercado Big Lar, considerado o mais elitizado da Capital, por ter encontrado uma lesma em uma alface americano comprado no estabelecimento. A ação tramita na 4º Juizado Especial Cível e o pedido do advogado é de R$ 21.800,00 de indenização.

Na ação, C.C.S. afirma que foi ao Big Lar no dia 18 de março passado, às 21h46, para comprar alguns produtos alimentícios para preparar um jantar para familiares e convidados.

"Junto com os produtos, o autor comprou dois pés de alface do tipo americano para fazer uma salada. Chegando à residência, o autor pegou um pé de alface lavou e preparou a salada para ser servida. No decorrer do jantar, o autor teve que preparar mais salada para os convidados e, ao pegar o segundo pé de alface deparou com objetos estranhos: uma lesma de aproximadamente cinco centímetros, bem como dejetos fecais dentro da sacola, deixando o produto impossibilitado para o consumo. Ao ver esses objetos estranhos, o autor sentiu ânsia e imediatamente jogou o pé de alface no lixo", diz a ação.

Segundo relatado pelo advogado, seus convidados, ao perceber a atitude, perguntaram o que estava acontecendo. Ele disse que na alface tinham sido encontrados objetos estranhos. "Diante da afirmação, o autor vislumbrou que os convidados também sentiram ânsia e pararam de comer", diz trecho da ação. Fotos da lesma foram anexadas ao processo.

Fim do jantar

"Foi uma situação vexatória e, ao mesmo tempo, humilhante perante os convidados. A lesma, a larva e todos aqueles dejetos eram tão visíveis que o Big Lar não podia deixar expostos aqueles produtos para consumo, ainda mais uma empresa deste porte que investe tanto em publicidade, o que acaba fluindo para a perda de qualidade de produtos e serviços para o consumidor final", disse o advogado.

O advogado se utiliza do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor em sua tese. "Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas", diz o artigo.

"Não resta dúvida de que o Big Lar, na qualidade de fornecedor de produtos, é diretamente responsável pelos danos que causar a terceiros, nessa condição, inclusive respondendo de forma objetiva, ou seja, independente da comprovação da existência de culpa", diz o advogado, na ação.

Segundo o cliente, o Big Lar cometeu um "ato ilícito" ao deixar para o consumo produtos de péssima qualidade. "Conforme fotos em anexos demonstram, os objetos estranhos (lesma e larva) eram visíveis ao olho nu, bastando ao supermercado uma fiscalização nos alimentos postos ao consumo", diz a ação.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a agência de publicidade responsável pela comunicação do Big Lar e pediu uma resposta. Até a edição desta reportagem a empresa não deu retorno.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
60 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Fernanda Miotto  19.10.11 09h24
É SABIDO E RESSABIDO QUE QUALQUER HORTALIÇA, ANTES DO CONSUMO, DEVERÁ SER LAVADA COM ÁGUA ABUNDANTE E CORRENTE. A EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na obra publicada “50 Hortaliças – como comprar, conservar e consumir”, orienta ainda mais, nas seguintes palavras, in verbis: “ALFACE – COMO CONSUMIR: DEVE-SE LAVAR AS FOLHAS UMA POR UMA EM ÁGUA CORRENTE, E DEPOIS DEIXA-LAS DE MOLHO EM SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO (1 COLHER DE SOPA PARA 1L DE ÁGUA FILTRADA) POR 30 MINUTOS. EM SEGUIDA, AS FOLHAS DEVEM SER ENXAGUADAS COM ÁGUA FILTRADA. AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS PENSAM, O HIPOCLORITO OU O VINAGRE NÃO RETIRAM OS RESÍDUOS AGROTÓXICOS OU DE PESTICIDAS, MAS EL
1
0
Advogado CCS  08.10.11 12h13
Após verificar todos aqueles comentários não pude respondê-los como deveria. Mas, em poucas palavras servirá de cópia para àqueles que não se sentiram satisfeito com a ação proposta. "Caro Leitores. Vivemos numa democracia a qual respeito os comentários ora postados. Propus àquela ação no intuito de preservar os meus, os seus direitos que constantemente são violados. Antes de 90, em qual lei poderíamos escorar? Ora, nossa CR/88 apenas citou a palavra “consumidor” em seu Art. 5º inc. XXXII. Pois bem, nós, parte mais fraca na relação de consumo não podemos aceitar qualquer produto posto nas prateleiras, sem antes passar pelo controle de qualidade, assim dita nossa legislação 8078/90 e normas da ANVISA. Será que fui injusto buscar no meu ESTADO, no nosso código(CDC),os meus direitos?
1
1
Milton  07.10.11 09h28
Acho exagerado, porém depois dessa o Big Lar que é o melhor mercado de Cuiabá e é elitizado por ser o melhor vai tomar providências para que o mesmo não aconteça novamente. Brasil está virando EUA nos tipos de processo, mas é para o bem, só falta o Judiciário melhorar também.
1
0
Gilberto Ramos  07.10.11 08h44
O Big Lar nunca vendeu alface ou qualquer outra hortaliça lavada. Isto cabe ao cliente que compra fazer a devida limpeza antes do consumo, ainda mais se tratando de alimento exposto. Acho sinceramente que o supermercado em questão não tem culpa do ocorrido.
2
0
aparecida  06.10.11 21h04
deixo claro que sou DONA DE CASA E cliente do big lar há mtos anos o melhor mercado de mato grosso,em todos os termos,higiene,produtos,atendimento,tdo mto selecionado,o que não se encontra em outros mercados la a gente encontratdo TDO de primeira qualidade.. este advogado deveria estar VIVENDOem outro pais, que só se come congelados,processar 1 mercado por causa de 1 lesma??? este senhor jamais podera comprar legumes em 1 horta ,ou ele pensa que legumes nasce no cimento kkkkk,
2
0