Cuiabá, Domingo, 14 de Dezembro de 2025
COMPRA DE VOTO
21.03.2016 | 17h45 Tamanho do texto A- A+

Juiz manda investigar suposto esquema de vereador de Cuiabá

Júlio Pinheiro estaria contratando cabos eleitorais por R$ 350; juiz Yale Mendes envia denúncia ao MPE

Luiz Alves-Secom Câmara

Presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Pinheiro (PTB)

Presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Pinheiro (PTB)

AIRTON MARQUES
DA REDAÇÃO

O juiz Yale Sabo Mendes, da 51ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, aceitou denúncia de suposta compra de votos contra o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB).

 

A denúncia anônima foi enviada por meio do aplicativo “Pardal”, da Justiça Eleitoral, e apontou que o parlamentar já estaria contratando cabos eleitorais, com vistas às eleições municipais deste ano.

 

Vieram, assim, os elementos a este Juízo, cogitada a possibilidade do cometimento de ilícito criminal na circunscrição territorial da 51ª ZE/MT (bairro Novo Paraíso), consistente no crime de “compra de voto

Conforme a denúncia, o parlamentar, que e pré-candidato à reeleição, estaria utilizando uma mercearia no bairro Novo Paraiso, em Cuiabá, supostamente para contratar eleitores pelo “salário” de R$ 350, o que pode se caracterizar compra de votos.

 

Em sua decisão, proferida no dia 18 de março, Yale Mendes abriu vistas ao Ministério Público Eleitoral (MPE-MT), para que investigue a denúncia e tome as devidas providências.

 

“Vieram, assim, os elementos a este Juízo, cogitada a possibilidade do cometimento de ilícito criminal na circunscrição territorial da 51ª ZE/MT (bairro Novo Paraíso), consistente no crime de 'compra de voto' (art. 299, Lei nº 4.737/65). Aventou-se, ainda, a possível repercussão dos fatos, se comprovados, na seara da futura prestação de contas, de competência deste Juízo nas eleições do presente ano, dado o dispêndio de receita em período em que tal conduta ainda se encontra vedada”, afirmou o juiz.

 

Júlio Pinheiro

O vereador Júlio Pinheiro

Outro lado

 

Por telefone, a assessoria do vereador afirmou que Júlio Pinheiro só irá se posicionar quando for notificado das denúncias pelo MPE.

 

Veja fac símile da decisão do juiz Yale Sabo Mendes:

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Carlos Lira  21.03.16 18h31
Carlos Lira, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas