O Tribunal Regional Eleitoral define, na manhã desta quinta-feora (17), a sua nova diretoria para o biênio 2011/2012. Desde ontem (18), uma polêmica permancece: a recondução do desembargador Rui Ramos à presidência do órgão ainda é incerta.
O magistrado assumiu o comando do TRE em junho do ano passado, em substituição ao desembargador Evandro Stábile, afastado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Rui Ramos manifestou interesse em disputar uma das quatro vagas, sendo elas a de presidente, corregedor e duas de membros substitutos. No entanto, existe uma resistência por parte dos desembargadores do TJ, que possuem uma tradição de não reconduzir os gestores do TRE, escolhendo sempre membros que nunca atuaram na Justiça Eleitoral.
As vagas na Corte Eleitoral também são disputadas pelos desembargadores Carlos Alberto da Rocha e Alberto Ferreira de Souza, que são tidos como certos na nova diretoria do TRE.
A eleição será realizada às 9h, em sessão extraordinária convocada pelo presidente do TJ, José Silvério. Após a abertura da sessão, Silvério anunciará as vagas e questionará a existência de candidatos.
Na sequência, serão distribuídas as células de votação, sendo em seguida recolhidas e fechadas. Logo depois, serão lidos os votos e anunciados os eleitos.
Os escolhidos serão encaminhados ao Pleno da Corte Eleitoral que em data a ser definida, escolherá quem será o presidente, o corregedor e os membros substitutos.
Atualmente, o TRE é composto por sete membros, dentre os quais dois desembargadores do Tribunal de Justiça, dois juízes de Direito, dois advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral e um juiz federal.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|