Cuiabá, Quinta-Feira, 21 de Agosto de 2025
LICITAÇÕES E CONTRATO
28.06.2023 | 15h46 Tamanho do texto A- A+

TCE-MT capacita servidores de todo estado para governança e gestão de riscos

O curso foi ministrado pelo auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Kleberson de Souza

TCE-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

Pareceristas, pregoeiros, orçamentistas e servidores que atuam no setor de licitações e contratos em todo o estado participaram da capacitação “Governança e Gestão de Riscos em Contratações”, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nesta quarta-feira (28).  

 

Na abertura do encontro, o coordenador-geral da Escola Superior de Contas, Marcos José da Silva, explicou que o princípio da governança oferece, dentre outros pressupostos, diretrizes para a construção de uma estrutura de gestão de riscos, o que é essencial para a tomada de decisões em qualquer nível na administração.  

 

“Especialmente na administração pública, as contratações devem se submeter a uma prática permanente de gestão de risco. É uma prática complexa, mas necessária e possível de se realizar. Sendo cumpridas todas estas etapas, o processo fica mais fácil, garantindo resultados muito positivos pela frente”, disse.

 

Com transmissão pelo Canal do TCE-MT no YouTube, o curso foi ministrado pelo auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Kleberson de Souza, que abordou as principais estruturas relacionadas ao tema, considerando, especialmente, o Art. 11 da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).  

 

“Eventos como este fortalecem a atuação do TCE na sua função orientativa, para melhoria do desempenho da gestão pública como um todo. Há muitas causas que não têm, necessariamente, relação com a conduta do gestor, mas com esse contexto maior de governança”, avaliou. 

 

De acordo com o auditor, é preciso que as auditorias ampliem seu foco tradicional, mais detectivo, para uma atuação mais preventiva. “Isso é possível por meio de uma abordagem baseada em riscos, para que o auditor e o controlador façam recomendações mais efetivas, evitando o desperdício, a fraude e desvio de recursos públicos.” 

 

Vale destacar que a qualificação está alinhada à proposta do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, que prioriza a eficiência e a prevenção de erros por meio da qualificação de gestores públicos. Para tanto, uma extensa programação vem sendo desenvolvida pela Escola Superior de Contas, sob supervisão do conselheiro Waldir Teis.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia