Cuiabá, Quarta-Feira, 2 de Julho de 2025
"ABUSIVA E ILEGAL"
28.01.2022 | 16h36 Tamanho do texto A- A+

Vereadora aciona MPE para anular taxa de esgoto em Cuiabá

Edna Sampaio diz que cobrança fere entendimento do Superior Tribunal de Justiça

MidiaNews

A vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio, autora da representação

A vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio, autora da representação

THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO

A vereadora Edna Sampaio (PT) protocolou uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) pedindo providências para que seja suspensa a cobrança de tarifa de esgoto por estimativa em Cuiabá, no percentual de 90% do consumo de água.

 

Conforme a vereadora, a cobrança foi estabelecida na Resolução Normativa nº 05/2012 pela Agência Municipal de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (Amaes), mas no percentual de 80% do volume de água faturado.

 

Edna alega que de forma "flagrantemente abusiva e ilegal", a concessionária Águas Cuiabá vem cobrando 90% do volume consumido, sem justificativa para a inobservância do percentual estabelecido pela resolução. 

 

Ela pede também a anulação da Resolução Normativa nº 05/2012, uma vez que, para ela, "o percentual de 80% previsto na referida resolução, por si só, já é algo abusivo e ilegal". 

 

Conforme a vereadora, a cobrança contraria entendimento do Superior Tribunal de Justiça de que "[...] é ilegal a apuração de tarifa de água e esgoto com base apenas em estimativa de consumo, por não corresponder ao serviço efetivamente prestado, e, ainda, ensejar enriquecimento ilícito por parte da concessionária". 

 

"Ademais, atualmente, é perfeitamente possível que a concessionária realize a medição do uso individual do sistema de esgoto, por meio de aparelhos próprios, não se justificando, portanto, a cobrança de tarifa de esgoto por estimativa com base no consumo de água", diz trecho da representação.

 

Além da ilegalidade, Edna aponta o prejuízo ao consumidor. "A abusividade [...] se dá pelo fato de que o termo ‘tarifa’ estar ligado à contraprestação por um serviço efetivamente prestado, deste modo, não há de se falar em cobrança em locais que sequer são atendidos pela rede de esgoto [...]". 

 

Por fim, a vereadora lembrou que o Procon-MT, em 2019, já havia notificado a Águas Cuiabá acerca da cobrança da referida tarifa , entretanto, até o presente  momento, nenhuma medida foi tomada por parte da concessionária para solucionar o imbróglio. 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
14 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Jony isac mendes da silva  06.02.22 01h41
Tem o meu voto e um absurdo estas taxas
0
0
Roseli Ávila   29.01.22 08h58
Uai PT se meteu em tudo ! Se dizem hambientalista ? São politiqueiro querem aparecem bonzinho a qualquer preço!
16
44
Samuel Santos  29.01.22 07h52
Parabéns para a iniciativa da Vereadora. É injustificada a cobrança e indevida... Total falta de respeito com o consumidor e cidadão .
62
4
NILDO  29.01.22 07h34
UMA PETISTA SE ENVOLVENDO EM QUESTÕES DE CUNHO NÃO IDEOLÓGICO...KKKK...VEIO-ME À IMAGINAÇÃO O LOBO VESTIDO EM PELE DE OVELHA...
19
47
Delmir Alves da Costa   29.01.22 05h27
Parabéns vereadora pela iniciativa, uma cobrança de taxa abusiva, e tratamento de esgoto zero. Caindo diretamente no Rio Cuiabá .
51
2