Cuiabá, Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2025
FRANCISNEY LIBERATO
23.12.2025 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

A influência do marketing

Blinde-se de uma mentalidade organizada e fiel aos seus propósitos financeiros

O marketing é uma arma muito poderosa utilizada pela publicidade e a propaganda para engajar os clientes e os persuadir a comprar algo. O problema é que essa estratégia descontrói, muitas vezes, o planejamento financeiro de um indivíduo.

 

Como vivemos em um mundo de aparências e de muita ostentação, é natural que as pessoas consumam mais do que deveriam. Empresas de diversos segmentos fazem de tudo para entender esse processo de consumo e lucrar mais.

 

Entender o comportamento do consumidor é entender como as pessoas pesquisam e consomem produtos e serviços. Analisar o que se pensa na hora de escolher uma marca. E como se chega ao sim da aquisição.

 

Segundo Robert Cialdini, no livro “As Armas da Persuasão”, o comportamento humano é governado por alguns princípios psicológicos fundamentais, também chamados gatilhos mentais ou emocionais, que geralmente nos levam a agir de forma quase que automática. São eles: Reciprocidade: esse princípio psicológico sugere que o ser humano tem a tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva. É o famoso “gentileza gera gentileza”. 

 

Aprovação social: o gatilho da aprovação social conclui que somos influenciados pelos outros em nossas decisões e, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a mesma atitude. Afeição/Afinidade: é o princípio psicológico que afirma que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem se parece com elas, seja por medos, angústias, habilidades e características parecidas. Autoridade: esse gatilho sugere que o ser humano tende a obedecer a quem ele julga superior, por uma questão de respeito. Compromisso e coerência: defende que, ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente a se comportar de modo coerente com a missão que foi assumida. Escassez: é um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos em posição de perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional (parte do cérebro límbico) e tenta evitar essa sensação”.

 

Percebam que o marketing digital lança mão de todas as formas possíveis para nos influenciar, fazendo com que compremos muitas coisas de forma desnecessária.

 

O marketing é perspicaz! Por isso que acabamos consumindo muito e sem necessidade, e o pior disso é que muitos nem têm dinheiro, mas compram assim mesmo, ou seja, criando dívidas desnecessárias.

 

Essa ferramenta e influência pretendem despertar a atenção de todos os seres humanos, por intermédio de mídias sociais ou outro meio de comunicação; depois, cria o interesse em nós para consumir algo (sanar a “dor” ou problema), e isso mina a nossa mente fazendo com que desejemos um produto ou serviço e, ao final, nos faz apertar o botão de compra, ou seja, nos leva à ação.

 

E tem mais: às vezes, utilizamos uma frase popular para sanar os nossos desejos, dos quais posso afirmar que é tudo vaidade, além de viver em mundo de fantasias. Quem sabe, você já até utilizou essa frase e logo após efetuar a compra refletiu e percebeu que não valeu a pena: “Compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar pessoas das quais às vezes nem gostamos”.

 

Só para termos uma noção do impacto do marketing e dos seus interlocutores, os influenciadores em nossas vidas, o site “Insper.edu”, de 8/6/2022, apresenta os valores sobre esse impacto: “De acordo com uma estimativa da Influencer Marketing Hub, empresa dinamarquesa especializada na produção de conteúdo sobre mídias sociais, o marketing de influência deve movimentar globalmente algo em torno de 16,4 bilhões de dólares neste ano, ante 13,8 bilhões de dólares em 2021”. [..] Segundo a empresa de pesquisa Nielsen, o Brasil é o país com maior número de influenciadores digitais no Instagram, uma das plataformas mais utilizadas no marketing de influência. São mais de 10,5 milhões de brasileiros que produzem conteúdo no Instagram, tornando-se virtuais influenciadores digitais. Esse número é maior que o de moradores do Rio de Janeiro (6,8 milhões), a segunda cidade mais populosa do país. De acordo com o portal de dados e infográficos Statista, o Brasil é o país onde os influenciadores exercem maior influência nos consumidores: por aqui, cerca de 45% das pessoas disseram já ter comprado produtos promovidos por celebridades e influenciadores”.

 

Faça planejamento financeiro, seja organizado e assuma um compromisso consigo mesmo para gastar somente aquilo que tem disponível em suas mãos.

 

É necessário ter uma mentalidade muito forte para não ser presa fácil do marketing e do consumismo moderno. Tenha planejamento e organização financeira, e siga religiosamente.

 

O algoz do marketing está ao seu redor, cuidado para não estourar as suas finanças!

 

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso. 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

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