Cuiabá, Quarta-Feira, 5 de Novembro de 2025
ANDRE CREPALDI
09.04.2023 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Dia Mundial da Saúde

Nestes tempos de mudanças, perguntei ao CHATGPT, sobre dia Mundial da Saúde

Nestes tempos de mudanças, modernidades, e inteligência artificial, perguntei ao CHATGPT, sobre o dia Mundial da Saúde:

 

""O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente em 7 de abril, em todo o mundo. A data foi escolhida para marcar a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde e do bem-estar para a qualidade de vida.

 

A cada ano, a OMS escolhe um tema específico para a celebração do Dia Mundial da Saúde. Em 2021, o tema é "Construindo um mundo mais justo e saudável", que destaca a necessidade de se reduzir as desigualdades na saúde entre diferentes grupos populacionais.

 

As desigualdades na saúde são um problema global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Infelizmente, a pandemia da COVID-19 agravou ainda mais essa situação, expondo e ampliando as desigualdades existentes. Grupos vulneráveis, como pessoas idosas, pessoas com doenças crônicas e pessoas em situação de pobreza, têm sido os mais afetados pela pandemia.

 

Nesse contexto, é importante que os governos e a sociedade em geral trabalhem juntos para garantir que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e equitativos. Isso inclui a implementação de políticas públicas que abordem as causas subjacentes das desigualdades na saúde, como a pobreza, a exclusão social e a discriminação.

 

Também é fundamental garantir o acesso universal a vacinas, tratamentos e diagnósticos, especialmente em países em desenvolvimento e comunidades marginalizadas. Além disso, é necessário investir em pesquisa e inovação para encontrar soluções para os desafios de saúde globais, como a pandemia da COVID-19 e outras doenças infecciosas.

 

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para lembrar a todos que a saúde é um direito humano fundamental e que é responsabilidade de todos trabalhar para garantir que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e equitativos. Juntos, podemos construir um mundo mais justo e saudável para todos."""

 

Importante ressaltar, que apesar de todos os avanços, o fator fundamental para saúde continua sendo o indivíduo com suas escolhas diárias (atividade física, dieta e exames preventivos), o que muitas vezes é influenciado pelo nível socioeconômico, acesso a serviços de saúde e herança hereditária.

 

Ainda sobre o cuidado individual, temos calendários vacinais bem estabelecidos na infância e na idade adulta, que previnem uma série de doenças, incluindo alguns tipos de cânceres, que dependem, além de políticas de saúde, da educação de cada pessoa para se interessar pela sua saúde.

 

A humanização da saúde continua sendo fundamental, e apesar da inteligência artificial, continua insubstituível: um olhar e abraço de carinho, uma palavra de conforto, um gesto de apoio são muitas vezes infinitamente mais importantes do que qualquer tecnologia. 

 

Andre Crepaldi é oncologista clínico. 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Novembro de 2025
05.11.25 05h30 » Gestão pública
04.11.25 08h53 » A Paisagem pela Janela
04.11.25 05h30 » Pistolas, rosas e Mato Grosso
04.11.25 05h30 » Os caminhos do PT