Cuiabá, Terça-Feira, 16 de Setembro de 2025
FRANCISNEY LIBERATO
16.09.2025 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Naturalidade versus artificialismo

É melhor optar por ser você mesmo e agir com naturalidade

Qual a definição de uma pessoa que age com naturalidade? Uma pessoa natural é aquela que demonstra realmente o que de fato é, sem segundas intenções, sem pensamentos e ideias que pairam na penumbra. É quando o caráter está alinhado com o comportamento.

 

E um indivíduo artificial? É o contrário do que acima foi dito, ou seja, é um ser humano que finge ser aquilo que não é, que reveste sua originalidade com artifícios que não são seus, para transparecer algo melhor e mais positivo. Aqui, as atitudes destoam do caráter.

 

No campo da oratória, todas as características do palestrante, tais como gestos e modo de falar, também devem ser naturais, e se assim forem, ele ganhará o público-alvo.

 

Para saber se você fala de forma natural, basta observar como conversa individualmente com as pessoas, como também, em um grupo pequeno, como de 5 pessoas, por exemplo. Se ao falar com menos indivíduos você age da mesma forma que em uma palestra para 100 pessoas, quer dizer que você é uma pessoa que tem atitudes naturais.

 

É óbvio que, ao falar para um público maior, você vai imprimir mais ritmo, gesticulação e variação da voz, para não deixar a palestra monótona e sem “sabor”.

 

Caso como você fala com um grupo menor seja diferente de quando fala para um grupo maior, pode ser que ao falar em público as pessoas percebam um certo artificialismo.

 

Qual o problema de falar com artificialismo? É mais ou menos igual aos produtos do Paraguai, ou seja, algo que não tem muito valor. Perde-se pela falta de credibilidade e isso pode acarretar a decadência em sua comunicação.

 

Seja quem você é. Aja com naturalidade, você só tem a ganhar. Observe como tens falado: caso detecte alguns indícios de artificialidade, reorganize a sua mente, treine e volte a ser quem você era. Seja você mesmo. Seja natural.

 

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Setembro de 2025
16.09.25 05h30 » O legado de Pivetta
16.09.25 05h30 » Por que Popper ainda importa?
15.09.25 05h30 » Intolerância no campus
15.09.25 05h30 » Inteligência Artificial
15.09.25 05h30 » Acolhimento salva vidas
14.09.25 05h30 » Inovações inconstitucionais
14.09.25 05h30 » O verdadeiro chão da escola!