Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
VIOLÊNCIA NA POLÍCIA
15.03.2012 | 17h50 Tamanho do texto A- A+

Acusados de tortura e execução, policiais podem ser presos

Delegado é suspeito de torturar presos; agentes prisionais atuariam como capangas do policial

MidiaNews

Delegado Ferreira (detalhe) teria "máquina de choque" no gabinete, segundo denúncia de presos, em Jaciara

Delegado Ferreira (detalhe) teria "máquina de choque" no gabinete, segundo denúncia de presos, em Jaciara

KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO

O delegado Marcos Sampaio de Alves Ferreira, lotado em Jaciara (147 km ao Sul de Cuiabá), foi afastado de suas funções, por determinação da Justiça de Mato Grosso. O Ministério Público Estadual (MPE) acusa o policial de tortura e tentativa homicídio.

Além do delegado, os agentes prisionais Valdeir Zeliz dos Santos e Fábio Domingos, conhecidos, respectivamente, como "Zero Um" e "Zero Dois", são suspeitos de agir como "capangas" de Ferreira, torturando presos. A dupla também é investigada por usurpação de função pública. Eles tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça, mas estão foragidos.

Segundo a denúncia do MPE, representada pelos promotores Reinaldo Antônio Vessani Filho e Sérgio Silva da Costa, na sala do delegado foi encontrada uma "máquina de choque", que foi identificada pelos presos como um dos equipamentos usados nas sessões de tortura, supostamente comandada por Ferreira. O MPE pediu a prisão preventiva do delegado, mas a Justiça não o atendeu.

O caso é investigado desde setembro de 2011, após a imprensa local denunciar a suposta participação do delegado e dos dois agentes na morte do preso Osmar da Silva Alves, 27, que havia fugido da cadeia pública. Segundo a denúncia, ele teria sido foi afogado no Rio São Lourenço, que corta a cidade, depois de ser baleado por policiais.

Além disso, outro preso, que foi ouvido pela promotoria, revelou que foi agredido com tapas e pauladas pelos agentes. Os policiais teriam levado o rapaz até a margem de um rio, onde colocaram um saco plástico na sua cabeça. O preso alega que Ferreira o pressionava para confessar crimes de roubos de motos em Jaciara.

O delegado Marcos Ferreira está licenciado desde março, devido a um pedido de afastamento para tratamento de saúde. O atestado vale até esta sexta-feira (16).

Ferreira deve se apresentar á Justiça até o próximo sábado (17) e entregar a sua arma funcional e o distintivo.

Caso não se apresente, corre o risco de ter sua prisão preventiva decretada. Mesmo afastado do cargo, o delegado continua recebendo salário de aproximadamente R$ 17 mil mensais.

Segundo a corregedoria da Polícia Civil, o delegado foi comunicado da decisão da Justiça, por meio de um ofício. Em resposta, ele disse que se apresentará na segunda-feira (19) à juíza de Jaciara, Joanice Oliveira da Silva Gonçalves, que determinou seu afastamento.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Carlos  16.03.12 11h50
Acusados de tortura e execução, policiais podem ser presos. Policial só tem 1, é o Delegado. O porquê os agentes prisionais estão com suas prisões decretadas, e o Delegado Não. palhaçada isso Ministério Publico.
0
0
JULIO JOSE  16.03.12 09h42
interessante a humanidade,quando algum mercador da desgraça alheia,mata,trafica,estupra etc... a maioria da população de uma cidade fica tão revoltada que ate quer linchar o bandido,e quando um policial,delegado ou qualquer segurança que bate num bandido para obter informação a respeito de onde se encontra o verdadeiro traficante,onde estaria os produtos de roubos etc..tudo para entregar aos seus verdadeiros donos que soaram para obte-los,ou mesmo prender assassinos, muitos querem lincha-los tambem,bandido só fala a verdade no pau de arara,esses crapulas não tem recuperação,esta chegando o dia do caos,daqui a pouco não adianta ministerio público,judiciario,policia,pois esses bandidos matam por qualquer centavos ou mesmo porque não gostou da sua cara,imagina o caso do roubo e estupro ocorrido no santa rosa,os entes de uma familia ver um filho da p...estuprando um parente seu na sua frente,ou agredindo,e levando seus bens que voce luto para conseguir,tem gente que foi roubado seu carro e o mesmo não tinha seguro,imagina pagar por ate cinco anos um carro sem poder usufrui-lo.a esses policias desejo que consigam sair dessa,pois se não sair que os outros policiais não prendam mais ninguem.
0
0
LUCILENA  16.03.12 09h39
LUCILENA, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Jorge  15.03.12 23h24
Jorge, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Heitor Humberto  15.03.12 21h51
Como sempre os carcereiros já são considerados fugitivos e pq o delegado não?? Se agiam juntos pq não aceitou a denúncia contra ele???
0
0