O consulado dos Estados Unidos não confirmou a visita do presidente norte-americano à Cidade de Deus, após dias de especulação sobre qual comunidade carioca o presidente norte-americano iria visitar no Rio de Janeiro. O governador Sérgio Cabral (PMDB) havia confirmado a ida dele à favela em seu twitter na última terça-feira (15).
No cronograma da visita, divulgado pela Embaixada dos EUA, consta a chegada na base aérea do Galeão no sábado (19) e o discurso na Cinelândia no domingo (20) direcionado a todos os brasileiros, cujo conteúdo será diferente do discurso que será feito em Santiago, no Chile, onde o presidente Barack Obama falará a todos os povos da América Latina.
Com agendas separadas, Michelle Obama, Malia e Sasha irão ao Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome, na zona sul da cidade. Há ainda a previsão de passeios ao Cristo Redentor e a uma praia da capital fluminense.
Cidade de Deus pedirá que Obama resolva problemas da comunidade...No Brasil, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, será recepcionada tanto em Brasília quanto no Rio de Janeiro por Tânia Cooper Patriota, mulher do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Ela foi a escolhida já que é norte-americana e funcionária da ONU (Organização das Nações Unidas), entidade que a levou recentemente para Colômbia e Haiti.
Por questões de segurança, a Embaixada dos Estados Unidos evitou divulgar muitos detalhes dos horários, dos locais e atividades e passeios que elas farão tanto em Brasília quanto no Rio.
Em Brasília, há previsão de que a primeira-dama e as filhas assistirão a um espetáculo cultural e terão encontro com jovens estudantes brasileiros. Alguns rumores apontam que haverá uma visita a uma escola pública e até ao zoológico, mas essas duas últimas atividades não foram confirmadas.
Expectativa pela visita na Cidade de Deus era grande
Localizada na zona oeste da capital fluminense, a favela se tornou mundialmente conhecida em 2002 quando o diretor Fernando Meirelles exibiu nas telas dos cinemas o filme que leva o mesmo nome da comunidade.
De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o Censo de 2000 mostrou que viviam na comunidade aproximadamente 65 mil pessoas, número que segundo a ONG Agência de Desenvolvimento Local da Cidade de Deus, dobrou em 2010.
Embora a população tenha atingido os 120 mil moradores, a infraestrutura da comunidade se mantém desde os primórdios da comunidade. As tubulações de água e esgoto permanecem as mesmas e as ruas estão repletas de buracos. Esses são apenas alguns exemplos que se somam a falta de escolas, hospitais e projetos sociais.
O motivo da visita do presidente norte americano à comunidade, no entanto, gerou ansiedade entre os moradores, que pretendiam aproveitar a oportunidade para pedir melhorias para a população.
A coordenadora da ONG Agência de Desenvolvimento Local da Cidade de Deus, Laudelina de Almeida Ferreira, acreditava que a vista de Obama não mudaria a situação da comunidade, mas pretendia aproveitar o destaque na mídia para fazer as reivindicações necessárias, entre elas o reconhecimento dos profissionais que moram na comunidade e não têm oportunidade de trabalho.
- Duvido que ele [Barack Obama] iria andar nas ruas da Cidade de Deus, portanto não iria ver as reais necessidades de nossa comunidade.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|