Cuiabá, Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2026
AÇÃO FILMADA
30.01.2026 | 16h00 Tamanho do texto A- A+

Delegado diz que PM não roubou moto: “Desacordo comercial”

O militar se entregou em Cuiabá e vai responder por exercício arbitrário das próprias razões

Reprodução

O delegado Ricardo Franco, falou sobre acusações contra militar (detalhe)

O delegado Ricardo Franco, falou sobre acusações contra militar (detalhe)

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

Um sargento da Polícia Militar, de 39 anos, identificado pelas iniciais G.C.G.S., acusado inicialmente de participar de um roubo de motocicleta em Várzea Grande, se entregou na delegacia nesta quinta-feira (29), em Cuiabá, na presença de um advogado.

Era um desacordo comercial e fizeram justiça com os próprios meios. Queriam reter a moto para cobrar as parcelas não pagas. Atitude grave e proibida

 

Segundo o delegado Ricardo Franco, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), o caso se tratou, na verdade, de um desacordo comercial.

 

Conforme ele, o crime imputado ao militar é de “exercício arbitrário das próprias razões”, e não de roubo, “apesar da realidade fática”. 

 

“Era um desacordo comercial e fizeram justiça com os próprios meios. Queriam reter a moto para cobrar as parcelas não pagas. Atitude grave e proibida”, explicou o delegado ao MidiaNews. O veículo era do irmão do sargento. 

 

O crime, previsto no Art. 345 do Código Penal brasileiro, acontece quando alguém decide fazer justiça com as próprias mãos, sem recorrer às autoridades ou aos meios legais.

 

Os outros dois acusados de participar da ação, D.J.G.S., de 31 anos, irmão do sargento, e o motorista do veículo, R.J.A., de 35 anos, também compareceram à delegacia.

 

Segundo o delegado, o trio foi “arrolado” no procedimento investigativo e assinou o compromisso de comparecer em juízo. “Esse tipo de crime, quando os suspeitos assinam o termo de compromisso de comparecer em juízo, não comporta prisão”, disse o delegado.

 

“Vão responder penalmente, e o PM também responde administrativamente, podendo perder o cargo”, completou.

 

Segundo o delegado, a vítima está satisfeita com a ação rápida da Polícia Civil, e o veículo foi restituído.

 

Crime filmado

 

O caso foi registrado por câmeras de segurança e mostraram o momento em que o policial rendeu uma família, enquanto o irmão levou a motocicleta embora. 

 

A ocorrência foi registrada na tarde desta quinta-feira (28), no bairro São Matheus, em Várzea Grande.

 

A imagem mostrou que o policial desceu de um veículo já com a arma em punho. A ação, que aconteceu por volta do meio-dia, durou poucos segundos. 

 

Assim que seu irmão sai com a motocicleta, o militar volta para o veículo pelo lado do carona.

 

Leia mais: 

 

Sargento da PM é suspeito de participar de assalto em VG; vídeo

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia