Cuiabá, Sábado, 18 de Outubro de 2025
ESQUEMA DO SEGURO
15.03.2011 | 16h42 Tamanho do texto A- A+

Fraudes no Detran causam prejuízos de R$ 960 mil

Esquema envolvia funcionários e ex-funcionários do órgão e despachantes; Polícia cumpre 10 mandados

Esquema envolvia funcionários e ex-funcionários do Detran-MT e despachantes

Esquema envolvia funcionários e ex-funcionários do Detran-MT e despachantes

DA REDAÇÃO

Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (15), em Mato Grosso, pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública, da Polícia Judiciária Civil.

As investigações apuram fraudes no recolhimento do seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). Um dos mandados foi cumprido na cidade de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá).

Os policiais apreenderam diversos documentos e computadores nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop. A documentação e as máquinas serão periciadas para comprovar a prática de crimes de estelionato, corrupção passiva e ativa, cometidas por onze pessoas investigadas na fraude.

O inquérito foi aberto no dia 05 de julho de 2010, depois de informações encaminhadas pela Corregedoria do Departamento de Trânsito (Detran) de Mato Grosso.

A fraude era praticada via programa de computador, que alterava o código de barras do documento de arrecadação do seguro DPVAT, de modo a possibilitar o recolhimento a menor do valor devido.

De acordo com o delegado Rogério Atílio Modelli, como o sistema não confrontava o valor devido com o valor recolhido, o documento era automaticamente baixado no sistema. As fraudes ocorreram nos anos de 2007 a 2010, somando um prejuízo aproximado de R$ 960 mil.

Conforme as investigações, a fraude era cometida com a participação de funcionários e ex-funcionários do Detran/MT, despachantes e prepostos.

Com informações da Polícia Judiciária Civil

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Pedro Antonio  16.03.11 10h51
Quando o Silval assumiu o novo mandato achei que ia ter mudança de comando, também no Detran. Fiquei frustrado com o "novo" governo, com as caras velhas. Um novo governo, se quer ser novo, precisa de sangue novo pra trabalhar, pessoas que estavam fora e podem contribuir com novas idéias. Pessoas que enxergam o processo por outros olhos (não mais cansados e viciados com a rotina). Uma pena que o Sr. Governador tenha apadrinhado e deixado os comandantes da gestão anterior.
0
0
pedro luis  16.03.11 09h43
QUEREMOS NOMES!!!!!!!! QUANDO UM LADRAO É PRESO É DIVULGADO!!!!!
1
0
Julio Andre Monteiro  15.03.11 23h21
Nunca vi um orgao tao envolvido em falcatruas como o Detran, o atendimento e' de pessima qualidade, taxas altissimas, se os criminosos(nao ha' outro adjetivo pra qualificar)que tantas vezes cometeram atos ilicitos no orgao tivessem sido punidos quem sabe nao estariamos mais lendo este tipo de noticia.
0
0
Paulo Cezar Sinop  15.03.11 21h31
Quem que tinha o dever legal de fiscalizar esses funcionários??? foi conivente ou incompetente.
0
0