Policiais do Batalhão de Jacarepaguá (18º BPM) encontraram um acampamento de traficantes no alto do morro do Jordão, no bairro do Tanque, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, nesta terça-feira (10). Houve troca de tiros e um suspeito ficou ferido. Um menor, apontado como chefe do tráfico na região, foi apreendido.
Com os suspeitos, foram apreendidos uma fuzil calibre 7.62 e uma submetralhadora. Segundo o tenente-coronel Moraes, comandante do 18º BPM, traficantes estavam acampados no alto do morro em uma área de mata. Foram encontrados objetos pessoais e roupas de cama, como lençóis e edredons.
O morro do Jordão fica próximo ao morro da Covanca, onde um grupo de moradores se disse ameaçado por traficantes e passou o domingo de Páscoa na Delegacia do Tanque (41ª DP). O coronel Moraes disse que foi uma questão pessoal entre um membro de uma família e um traficante conhecido como Vitinho.
— Não houve traficantes expulsando moradores. O que aconteceu foi uma família onde o filho teve um desentendimento pessoal com um traficante, que teria feito ameaças. O que posso garantir é que a Polícia Militar vai ficar aqui na Covanca e no Jordão 24 horas por dia e por tempo indeterminado.
O morro da Covanca era controlado por uma milícia, mas tem sido alvo de traficantes. Em agosto do ano passado, traficantes do morro Camarista-Méier invadiram a região. Criminosos da mesma facção estariam por trás da clima de medo que tomou conta da região no fim de semana.
De acordo com representantes da Associação de Moradores do Complexo da Covanca, que também inclui as comunidades da Caixa D’água, Caecó e Pendura a Saia, onde vivem cerca de 10 mil moradores, pelo menos 16 famílias foram expulsas por traficantes desde o domingo.
O morador que pediu para não ser identificado disse que uma casa já foi incendiada e um morador foi morto no domingo. Segundo ele, no dia 13 de janeiro, em outra tentativa de invasão, duas moradores foram mortas.
As famílias que chegaram a ir para a 41ª DP durante o domingo foram para casa de parentes e arrumaram outro lugar para morar, ainda segundo a associação de moradores.