Cuiabá, Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2025
CONTRABANDO DE VAPE; VÍDEOS
22.10.2025 | 08h43 Tamanho do texto A- A+

Receita Federal e PF prendem quatro e bloqueiam R$ 150 milhões

Operação cumpre 33 mandados judiciais, com cinco mandados de prisão preventiva e bloqueio de bens

Receita Federal

Agente da Receita Federal fiscalizando comércio suspeito de venda de cigarro eletrônico contrabandeado

Agente da Receita Federal fiscalizando comércio suspeito de venda de cigarro eletrônico contrabandeado

DA REDAÇÃO

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira (22) seis operações simultâneas com o objetivo de desarticular um esquema de contrabando e distribuição de cigarros eletrônicos ("vape") e outras mercadorias de origem ilícita em diversas regiões do estado de Mato Grosso.

 

Até o momento, conforme balanço da Receita, quatro pessoas foram presa e houve bloqueiro de R$ 150 milhões. Também foram apreendidos quatro veículos e 480 mil mercadorias.

 

As ações contaram com o apoio da Polícia Militar de Mato Grosso (15ª e 16ª CIPM, ALI 17º BPM e 7º CR) e resultaram no cumprimento de 33 mandados judiciais, sendo cinco mandados de prisão preventiva, 28 mandados de busca, além de bloqueio de bens e valores pertencentes aos investigados.

 

As medidas foram cumpridas nos municípios de Mirassol D’Oeste, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande, além do Estado de São Paulo, com foco nos núcleos logísticos e financeiros do esquema criminoso.

 

Importação e comércio proibido

 

As investigações apontam para uma rede estruturada de importação, transporte e distribuição de cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Também foram identificados indícios de descaminho de eletrônicos e outras mercadorias, além de pagamentos com criptomoedas para ocultação patrimonial e repasse de valores a facção criminosa, em troca de autorização para comercializar os produtos ilícitos.

 

O conjunto das operações recebeu nomes distintos, representando diferentes núcleos de atuação e logística da modalidade criminosa em Mato Grosso e São Paulo.

 

Durante as diligências, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos, produtos contrabandeados e outros materiais relevantes para a continuidade das investigações.

 

A operação é resultado de um esforço conjunto da Receita Federal e da Polícia Federal no enfrentamento ao contrabando, descaminho e crimes correlatos, com foco especial no comércio irregular de cigarros eletrônicos, que representa risco à saúde pública e relevante impacto econômico para o país.

 

Leia mais:

 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia