Para auxiliar na capacitação de policiais civis do Estado e profissionais ligados à área de Segurança Pública, que irão atuar nos jogos da Copa do Mundo de 2014, a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso realiza o seminário: Atuação em Grandes Eventos, nesta quinta-feira (19.04), a partir das 19 horas e sexta-feira (20.04), no Hotel Fazenda Mato Grosso, auditório Aracuã.
O seminário é um dos eventos alusivos às comemorações dos 170 anos da Polícia Civil no Estado de Mato Grosso, comemorado no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, patrono de todas as polícias do Brasil. Durante o evento, a Polícia Judiciária Civil entrega também 108 Medalhas de Mérito Especial, Serviços Relevantes e Mérito Policial, nas categorias Ouro, Prata, Bronze, para policiais civis que completaram 30, 20 e 10 anos de serviço prestado à sociedade.
O seminário busca a capacitação de policiais civis e profissionais da segurança pública para atuarem em grandes eventos com eficiência e eficácia nas ações de combate e controle do crime e da violência. O seminário é voltado à qualificação de 500 policiais civis e instituições ligadas à Justiça, Segurança Pública e Agências de Inteligência.
Nesta quinta-feira (19.04), o secretário de Segurança Pública, Diógenes Gomes Curado Filho, fala da atuação da Secretaria de Segurança em grandes eventos. Na mesma noite, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo FIFA 2014 vai abordar os preparativos da Governo do Estado de Mato Grosso para os jogos que ocorrerão em Cuiabá, uma das sedes da Copa do Mundo. A palestra será ministrada pelo Assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni.
Na manhã de sexta-feira (20.04), os trabalhos reiniciam com palestra do delegado da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Rogers Elizandro Jarbas, responsável pela elaboração do material didático da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), relacionado à atuação da Polícia Civil frente a grandes eventos. O delegado ministra palestra com o tema: Investigação policial proativa: Uma nova abordagem focada para grandes eventos.
Em seguida, a delegada do Estado da Bahia, Heloísa Campos de Brito, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana e representante da Polícia Civil na organização do carnaval na Bahia, fala de como a Polícia Civil daquele estado atua frente a eventos com grande aglomeração de público.
No período da tarde, a delegada da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Margarete Francisca Correa Barreto, titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, ministra palestra sobre a atuação da Polícia Civil em jogos da Copa de 2014.
A delegada Margarete Barreto preside as investigações da briga entre a torcida organizada do Palmeiras e a Gaviões da Fiel, do Corinthians, que deixou um morto a tiros, um baleado e outros cinco feridos no dia 25 de março, na Zona Norte de São Paulo, horas antes do jogo entre os clubes pelo Campeonato Paulista. Cerca de 300 torcedores das organizadas se envolveram na confusão.
O seminário encerra com a palestra do delegado André Dahmer, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Estado de São Paulo. O delegado abordará a contribuição da Polícia Civil nos grandes eventos.
O delegado André Dahmer trabalhou na revisão final do Plano Nacional de Segurança Pública e foi diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), responsável pela modernização das polícias, estatística, treinamento, Infoseg, e Registro Identificação Civil (RIC). Ele também integrou o grupo de trabalho da Senasp que elaborou, em 2005, o projeto de modernização das policias civis brasileiras.