Cuiabá, Quarta-Feira, 2 de Julho de 2025
ATENTADO
02.10.2018 | 08h06 Tamanho do texto A- A+

Vídeo mostra confusão em Fórum durante ataque a juiz em MT

Caso aconteceu na tarde desta segunda-feira (1º) em Vila Rica; magistrado foi ferido no braço

Reprodução

O juiz Carlos Eduardo de Moraes e Silva (detalhe) foi ferido no braço

O juiz Carlos Eduardo de Moraes e Silva (detalhe) foi ferido no braço

JAD LARANJEIRA
DA REDAÇÃO

Um vídeo do circuito de monitoramento interno do Fórum de Vila Rica (1.279 km de Cuiabá) flagrou o momento do ataque ao juiz Carlos Eduardo de Moraes de Silva, da 2ª Vara da cidade, na tarde desta segunda-feira (1º).

 

Na ocasião, o juiz foi baleado no ombro e o atirador - identificado como Domingos Barros de Sá - morto por policiais militares que faziam a guarda do Fórum.

 

Pela câmera instalada no corredor, é possível ver o momento de pânico que tomou conta do local e ouvir quando os disparos são feitos.

 

No primeiro momento, uma policial civil, que estava no corredor, saca sua arma, corre em direção à sala do juiz para ver o que se trata e faz os disparos em direção ao agressor.

 

Em seguida, uma pessoa que seria um promotor de justiça Eduardo Zaque é jogada e chega a bater nas cadeiras para tentar fugir dos disparos.

 

Em outro momento, um policial militar sai da sala e nota que sua arma está travada. Então a policial tenta ajudá-lo.

 

A informação é de que o juiz Carlos Eduardo lutou com o atirador ainda dentro da sala de audiência, momento em que foi baleado.

 

O vídeo mostra o momento que o magistrado sai da sala ferido e corre.

 

O caso

 

De acordo com nota divulgada pelo TJ, informações preliminares levantadas junto aos servidores da Comarca relatam que o juiz havia acabado uma audiência de custódia, quando um advogado entrou na sala seguido pelo agressor.

 

O homem sacou a arma escondida e, primeiro, ameaçou promotor de justiça Eduardo Zaque. O magistrado interveio na situação e deu início a uma luta com o agressor, que em seguida atirou.

 

Ainda conforme o TJ, a Polícia, que também estava no local e acompanhou o impasse, solicitou que Domingos largasse a arma, mas não obteve sucesso. O policial então disparou contra o agressor, que morreu no local.

 

 O juiz foi encaminhado para o Pronto Socorro do Município, que fica próximo ao fórum.

 

Ainda na nota, o TJ afirmou que “a integridade física dos magistrados, servidores, operadores do Direito e usuários da justiça é uma preocupação intensa do Poder Judiciário Mato-grossense”.

 

Pânico

 

Uma testemunha que trabalha na frente da sala do juiz contou que todos ficaram em pânico com a situação.

 

“Foi um pânico. O cara era réu e queria que o juiz marcaasse o júri dele. Ele entrou em luta corporal e ele estava armado. Só que tinha uma policial civil que estava com outro réu aguardando para entrar em audiência de custódia. A policial, junto com os guardas [do Fórum], tentou render, mas ele ainda atirou. Foi um pânico, foi muito assustador. A minha sala é em frente à sala do Juizado. Corri para sala do conciliador e me agachei", disse.

 

Este é o quarto caso de ataque ou ameaça a magistrados de Mato Grosso no intervalo de pouco mais de um mês. Na semana passada, o juiz Jorge Hassib Ibrahim, de Paranatinga (a 536 km de Cuiabá), foi agredido com um soco pelo advogado Homero Nedel.

 

Por telefone, a reportagem conversou com uma funcionária do Fórum. Ela afirmou que todos estão bastante assustados no prédio, que foi fechado e as audiências marcadas para hoje suspensas.

 

"Eu ouvi os tiros. Aqui, todos ouviram os tiros, o prédio é pequeno. Foi uma grande correria", relatou a servidora, que não quis se identificar. 

 

O crime foi presenciado pelo promotor da cidade Eduardo Zaque, que também participava da audiência quando aconteceu a invasão. 

 

Veja o vídeo:

 

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Tribunal afirma que juiz lutou com atirador antes de ser baleado

 

Homem invade Fórum, atira em juiz e é morto por policiais militares

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Rodrigo  02.10.18 13h59
Parabéns ao Policial Militar que, enquanto todos corriam ele foi para cima do agressor, PARABÉNS NOBRE MILITAR pela coragem! Merece uma medalha pois vivemos em um País de covardia e mentiras!
21
0
Rafael Barros Meira   02.10.18 08h54
É possível ainda esses que nobres policiais, que salvaram as vidas desses magistrados, sofram processo, movidos pelos mesmos. Não duvide disso .
43
9