Cuiabá, Terça-Feira, 28 de Outubro de 2025
ALTERAÇÃO
30.12.2022 | 11h54 Tamanho do texto A- A+

AL aprova mudanças na cobrança do ICMS em MT; entenda

Nova lei consta em acordo feito entre STF e estados; votação ocorreu no último dia útil do ano

Angelo Varela

A Assembleia Legislativa votou projeto hoje

A Assembleia Legislativa votou projeto hoje

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Em uma votação realizada às pressas, a Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta sexta-feira (31), o projeto de lei que modifica o sistema de cobrança dos combustíveis - exceto gasolina - no Estado.

 

A matéria foi encaminhada pelo Executivo na quinta-feira (29) ao Legislativo, que precisou votar às presas, uma vez que a legislação precisva ser aprovada ainda em 2022. Isso porque, conforme a legislação, modificações em tributos devem ser aprovadas em ano anterior a sua vigência para respeitar a anterioridade.

 

A legislação começa a valer a partir de 1° de abril.

 

Ao texto foi apresentado um substitutivo, que retirou a possibilidade de o governo fazer mudanças via decreto. Na prática, o governador Mauro Mendes (União) terá que encaminhar projetos para à Assembleia Legislativa toda vez que mudar os valores da alíquota de ICMS.    

 

O projeto de lei apresentado dá cumprimento ao acordo firmado entre os Estados e o Governo Federal no Supremo Tribunal Federal (STF) em meados de dezembro acerca das alíquotas dos combustíveis. 

 

No acordo, ficou definido que a alíquota deixará de ser um percentual sobre o preço na bomba e passa a ser um valor definido por litro uniformemente no País todo para o diesel, biodiesel e gás de cozinha.

 

“Muda a sistemática de cobrança dos impostos sobre os combustíveis. Dá mais transparência. O valor deixa de ser um percentual sobre o preço de bomba, que oscila periodicamente e traz surpresas para os consumidores, e passa a ser um valor definido e único no país todo por litro”, explicou o secretário de Fazenda Rogério Gallo ao MidiaNews.

 

Novas alíquotas

 

O novo valor foi fixado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) nas operações com diesel, biodiesel e o gás liquefeito de petróleo, inclusive o derivado do gás natural.

 

O Confaz estabeleceu que em todo o país a alíquota de ICMS do Diesel e biodisel será de R$ 0,94 por litro. O valor é referente a média ponderada das alíquotas de todos os Estados.

 

Já para GLP/GLGN e gás natural será cobrado R$ 1,2571 por quilo.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Lucas  30.12.22 13h35
O interessante que a gasolina que mais pesa no bolso do consumidor ficou de fora da lei. Legal né!
5
1