O presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Mato Grosso (ASSUT-MT), Pedro Aquino, defendeu que o BRT passe pela Avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande. Para ele, a cidade estaria na “contramão da história” ao barrar o transporte no centro.

As obras de implementação do BRT na avenida foram paralisadas pelo Governo do Estado após um grupo de empresários se mobilizar contra, afirmando ter receio de que a construção poderia afetar a movimentação do comércio local, causando prejuízo.
No entanto, para a associação, é essencial que uma cidade grande tenha um transporte de qualidade que passe pelo centro comercial.
“Várzea Grande na contramão da história. A única cidade que não quer que um transporte coletivo de qualidade que passe pelo centro. Vai continuar passando esses mausoléus que tem lá”, afirmou ao MidiaNews, referindo-se aos ônibus do transporte convencional.
Aquino ainda afirmou que a vontade dos comerciantes da Couto Magalhães não reflete a dos várzea-grandenses que moram nos bairros mais distantes do centro da cidade.
O presidente rechaçou a ideia apresentada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB), que sugeriu ao governador Mauro Mendes (União) uma rota alternativa que não passa pela avenida e vá para um terminal que será construído no aeroporto.
O deputado estadual Júlio Campos (União) foi um dos que defenderam ideia, afirmando que a proposta seria a mais "viável" e "econômica" para o Estado. Porém, admitiu que para a população o melhor seria manter o caminho na Couto Magalhães.
“Ninguém perguntou para o usuário da ponta, aquele que mora no bairro Cohab Canela, no Mapim, na Grande Cristo Rei, no 24 de Dezembro. Ninguém perguntou o que eles pensam do assunto, se eles querem que o BRT fique escondido no aeroporto”, disse.
“Então, é absurda essa ideia. O ideal é que melhore o [terminal] André Maggi e passe pela Couto”, completou.
Leia mais:
Após queixas do comércio, Governo avalia rotas alternativas
Mendes: “Empresários de VG têm traumas com obras inacabadas”
BRT com terminal no Aeroporto é a opção mais viável, diz Júlio
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
12 Comentário(s).
|
| Jeves Bejame 12.09.23 14h35 | ||||
| Tem que passar por toda Couto Magalhães e ir até o trevo do Lagarto assim o transporte coletivo ficará com qualidade boa. | ||||
|
| FERNANDO GOMES PEIXOTO 11.09.23 23h29 | ||||
| Infelizmente disseminam falsas informações. O BRT não vai substituir os ônibus então tanto faz o terminal ser no aeroporto ou continuar aonde é. Então é melhor ser no aeroporto para não prejudicar a cidade. Que já é uma cidade dormitório. Imagina se acabar com o comércio da mesma.. | ||||
|
| José Thiago 11.09.23 23h12 | ||||
| Somos contra sim ao BRT na Couto Magalhães, já não basta ter falido as empresas da AVENIDA DA FEB, agora querem falir a COUTO MAGALHÃES. E aos usuários que “SE DIZEM QUE NÃO FORAM PERGUNTADOS A ISSO” façam o favor de inventarem nomes FAKES para isso, pois vocês mesmo pediram novos ÔNIBUS e não BRT, BRT não passará em bairros afastados do centro só para deixar claro a vocês. Mais uma vez à população achando que o BRT irá passar em bairros e COHABS. ACORDAAAAAA POPULAÇÃO DA VG | ||||
|
| Vanda 11.09.23 23h09 | ||||
| Ele não passará em toda a Couto Magalhães ele retornará na quadra após a Igreja Nossa Senhora do Carmo, descendo a filinto Müller que ficará desse pedaço ate o aeroporto mão única , quem vem de Cuiabá vai ter que dar essa volta para chegar no terminal e pegar outro ônibus para ir para sua casa ! O BRT atende o transporte intermunicipal, os bairros continuarão com as mesmas dificuldades! Então não vejo por que passar em uma pequena parte da Couto Magalhães que já é um caos o trânsito e a Fillinto Müller virar mão única nessse pedaço vai piorar ainda mais o trânsito da Couto Magalhães, sendo que irá diminuir o espaço de rolagem de veículo como exemplo a Feb , a gente vê visivelmente que não tem como ter duas pistas de rolagem!! | ||||
|
| Nadianny Paula 11.09.23 21h04 | ||||
| Senhor presidente poderia pegar firme aqui e sorriso, os transporte público daqui e horrível, precisamos de mais frotas circulando. Conto com vcs da Assunt | ||||
|