Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Dezembro de 2025
IMBRÓGLIO EM VG
11.09.2023 | 16h23 Tamanho do texto A- A+

Associação de usuários do transporte defende BRT na Couto

Comerciantes da avenida são contra o projeto por temerem queda nas receitas por causa da obra

Reprodução

O presidente da associação Pedro Aquino (no detalhe) e as obras do BRT

O presidente da associação Pedro Aquino (no detalhe) e as obras do BRT

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Mato Grosso (ASSUT-MT), Pedro Aquino, defendeu que o BRT passe pela Avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande. Para ele, a cidade estaria na “contramão da história” ao barrar o transporte no centro.

Várzea Grande na contramão da história. A única cidade que não quer que um transporte coletivo de qualidade que passe pelo centro

 

As obras de implementação do BRT na avenida foram paralisadas pelo Governo do Estado após um grupo de empresários se mobilizar contra, afirmando ter receio de que a construção poderia afetar a movimentação do comércio local, causando prejuízo.

 

No entanto, para a associação, é essencial que uma cidade grande tenha um transporte de qualidade que passe pelo centro comercial.

 

“Várzea Grande na contramão da história. A única cidade que não quer que um transporte coletivo de qualidade que passe pelo centro. Vai continuar passando esses mausoléus que tem lá”, afirmou ao MidiaNews, referindo-se aos ônibus do transporte convencional.

 

Aquino ainda afirmou que a vontade dos comerciantes da Couto Magalhães não reflete a dos várzea-grandenses que moram nos bairros mais distantes do centro da cidade.

 

O presidente rechaçou a ideia apresentada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB), que sugeriu ao governador Mauro Mendes (União) uma rota alternativa que não passa pela avenida e vá para um terminal que será construído no aeroporto.

 

O deputado estadual Júlio Campos (União) foi um dos que defenderam ideia, afirmando que a proposta seria a mais "viável" e "econômica" para o Estado. Porém, admitiu que para a população o melhor seria manter o caminho na Couto Magalhães.

 

“Ninguém perguntou para o usuário da ponta, aquele que mora no bairro Cohab Canela, no Mapim, na Grande Cristo Rei, no 24 de Dezembro. Ninguém perguntou o que eles pensam do assunto, se eles querem que o BRT fique escondido no aeroporto”, disse.

 

“Então, é absurda essa ideia. O ideal é que melhore o [terminal] André Maggi e passe pela Couto”, completou.

 

Leia mais:

 

Após queixas do comércio, Governo avalia rotas alternativas

 

 

Mendes: “Empresários de VG têm traumas com obras inacabadas”

 

 

BRT com terminal no Aeroporto é a opção mais viável, diz Júlio

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Jeves Bejame   12.09.23 14h35
Tem que passar por toda Couto Magalhães e ir até o trevo do Lagarto assim o transporte coletivo ficará com qualidade boa.
7
1
FERNANDO GOMES PEIXOTO  11.09.23 23h29
Infelizmente disseminam falsas informações. O BRT não vai substituir os ônibus então tanto faz o terminal ser no aeroporto ou continuar aonde é. Então é melhor ser no aeroporto para não prejudicar a cidade. Que já é uma cidade dormitório. Imagina se acabar com o comércio da mesma..
20
8
José Thiago   11.09.23 23h12
Somos contra sim ao BRT na Couto Magalhães, já não basta ter falido as empresas da AVENIDA DA FEB, agora querem falir a COUTO MAGALHÃES. E aos usuários que “SE DIZEM QUE NÃO FORAM PERGUNTADOS A ISSO” façam o favor de inventarem nomes FAKES para isso, pois vocês mesmo pediram novos ÔNIBUS e não BRT, BRT não passará em bairros afastados do centro só para deixar claro a vocês. Mais uma vez à população achando que o BRT irá passar em bairros e COHABS. ACORDAAAAAA POPULAÇÃO DA VG
14
16
Vanda  11.09.23 23h09
Ele não passará em toda a Couto Magalhães ele retornará na quadra após a Igreja Nossa Senhora do Carmo, descendo a filinto Müller que ficará desse pedaço ate o aeroporto mão única , quem vem de Cuiabá vai ter que dar essa volta para chegar no terminal e pegar outro ônibus para ir para sua casa ! O BRT atende o transporte intermunicipal, os bairros continuarão com as mesmas dificuldades! Então não vejo por que passar em uma pequena parte da Couto Magalhães que já é um caos o trânsito e a Fillinto Müller virar mão única nessse pedaço vai piorar ainda mais o trânsito da Couto Magalhães, sendo que irá diminuir o espaço de rolagem de veículo como exemplo a Feb , a gente vê visivelmente que não tem como ter duas pistas de rolagem!!
16
3
Nadianny Paula  11.09.23 21h04
Senhor presidente poderia pegar firme aqui e sorriso, os transporte público daqui e horrível, precisamos de mais frotas circulando. Conto com vcs da Assunt
3
2