O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), afirmou que as críticas à montagem das chapas para a eleição de 2026 são uma tentativa de “enfraquecer” a deputada estadual Janaina Riva como presidente da sigla.

A declaração vem após o presidente do MDB Cuiabá, Francisco Faiad, dizer que os deputados federais, Juarez Costa e Emanuelzinho, devem debandar do MDB por suposto descontentamento.
“O que a gente tem assistido é uma tentativa de enfraquecimento da Janaina Riva. As pessoas estão atacando esse ponto para tentar mostrar: ‘Olha, ela não teve condições de construir chapa enquanto presidente’”, afirmou Bortolin em entrevista à rádio Cultura.
Faiad tem criticado o fato de Janaina ter decidido direcionar o posicionamento político do MBD para a direita conservadora. Segundo ele, esse seria o motivo que faria Emanuelzinho deixar o partido.
Já Juarez teria recebido convite para se filiar ao Republicanos e estaria aguardando para saber qual chapa seria mais forte para ele poder decidir se permaneceria no MDB.
Porém, Bortolin minimizou as especulações sobre dificuldades na formação da chapa para a Câmara Federal. Segundo ele, nenhum partido possui um quadro fechado no momento.
“Se eu pedir hoje: ‘me apresenta uma chapa de deputado federal’, tudo que vier é conversa de bêbado com delegado. Não existe chapa formada em partido nenhum. O Juarez está em quatro partidos ao mesmo tempo. Todo mundo quer ele. Quem não quer um cara de 100 mil votos dentro do partido?”, questionou.
Ele revelou ainda que há negociações em andamento com lideranças de outros grupos políticos que podem reforçar o MDB.
“É claro que não posso nem comentar aqui, mas tem duas pessoas que hoje estão em outro partido, que estão conversando para vir para o MDB e que são de bases opostas da Janaina. O que posso garantir é que para Câmara Federal”, disse.
Reforço na estadual
Além da chapa federal, Bortolin afirmou que Janaina conseguiu montar uma chapa completa para disputa de deputados estaduais. O próprio presidente é um dos pré-candidatos no pleito.
Ele destacou que a deputada conseguiu um grupo maior de nomes do que na eleição passada, quando a sigla era presidida por Carlos Bezerra.
“Na eleição passada foram 11 candidatos a estadual que o MDB teve e garantiu quatro vagas, esse ano vamos vir com chapa completa e o MDB irátrazer corpo para essa chapa. Serão 25 estaduais, candidatos que conseguem de 5 a 10 mil votos”.
“Então, o trabalho que a gente tem feito e eu tenho acompanhado ela é para garantir que, no pior cenário, o MDB continue com as quatro vagas que hoje ele tem”, afirmou.
Leia mais:
Faiad diz que chapa do MDB para Câmara deve perder os dois federais
Juarez Costa admite indefinição e cobra chapa forte no MDB
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|