O posicionamento do governo federal sobre a Venezuela deixou o presidente Lula (PT) em situação delicada para tratar da ação militar dos Estados Unidos no país vizinho, avaliou a colunista Daniela Lima no UOL News - 2ª edição, do Canal UOL.
Daniela chamou a atenção para a postura dúbia do governo federal em relação à legitimação da chapa de Nicolás Maduro e Delcy Rodríguez.
"O governo brasileiro incorreu em uma contradição brutal, o que expressa um pouco a saia justa em que Lula está. O governo do Brasil não reconheceu a eleição de Nicolás Maduro, falou que a eleição não foi limpa e que não havia comprovação de que ele havia vencido".
"Agora, com o fato de Trump ter sequestrado, tirado, capturado ou a expressão que quiser Maduro, o governo brasileiro reconhece a vice dele [Delcy Rodríguez] como presidente. Se você não reconheceu a chapa eleita lá atrás, como reconhecer agora a vice que subiu ao poder?"
"Essa contradição espelha a dificuldade da situação em que a América Latina está mergulhada. Se Trump não nomeou interventor, se a Maria Corina Machado não teve o apoio dos EUA para assumir e nem houve apoio ou apelo para o opositor, que teria vencido a eleição, retornar ao país, faz-se o quê?"
"Para não ficar na ideia de que simplesmente o Estado acabou na Venezuela, acompanha-se a vice cuja eleição não foi reconhecida lá atrás. Esse é o tamanho do nó".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 16h, e aos domingos, às 16h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Assista ao programa na íntegra:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|