Cuiabá, Sábado, 24 de Janeiro de 2026
CORRIDA AO PAIAGUÁS; VÍDEO
24.01.2026 | 17h00 Tamanho do texto A- A+

Carvalho defende Garcia como vice de Pivetta: “Apoio essa dupla”

Atual chefe da Casa Civil, no entanto, pretende disputar novamente uma vaga na Câmara Federal

Victor Ostetti/MidiaNews

O ex-secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho Junior, afirma que Pivetta deve usar o critério de confiança na escolha

O ex-secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho Junior, afirma que Pivetta deve usar o critério de confiança na escolha

JONAS DA SILVA
DA REDAÇÃO

O ex-secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho Junior (PRD), defendeu que o atual titular da pasta, Fábio Garcia (União), seja o candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Otaviano Pivetta (Republicanos).

 

Eu, particularmente, gosto muito dessa sugestão de Fábio Garcia como vice. Apoio muito essa dupla

“Eu, particularmente, gosto muito dessa sugestão de Fábio Garcia como vice. Apoio muito essa dupla. Mas essa decisão, hoje, cabe ao Pivetta”, afirmou em entrevista ao MidiaNews.

 

“Quem escolhe o vice é o candidato a governador. É uma pessoa que vai estar ao lado dele”, completou.

 

Procurado, o secretário Fábio Garcia afirmou, porém, que pretende disputar novamente uma vaga na Câmara Federal, cargo para o qual foi eleito em 2022.

 

Carvalho disse ainda que a federação PRD–Solidariedade, da qual é presidente, deve sugerir o nome de Garcia como pré-candidato a vice-

governador.

 

O ex-secretário reforçou que o critério da confiança deve prevalecer, inclusive diante da discussão sobre a possibilidade de a vaga ser ocupada por uma mulher.

 

“Ele precisa ter ao lado uma pessoa de confiança. Independentemente de ser homem ou mulher, o Otaviano tem que escolher alguém em quem confie e que o acompanhe nesses próximos quatro anos”, argumentou.

 

Vaga cobiçada

 

A sugestão feita por Mauro Carvalho tende a ampliar o debate público sobre um tema que vinha sendo tratado nos bastidores e deve acirrar a disputa por um dos cargos mais cobiçados da chapa.

 

Isso porque, caso Otaviano Pivetta vença a eleição de outubro, não poderá disputar a reeleição, já que assumiu o cargo de governador em diversas ocasiões como vice.

 

Nesse cenário, quem ocupar a vice-governadoria se tornaria o nome natural para a sucessão ao Governo do Estado na eleição seguinte.

 

O governador Mauro Mendes, Mauro Carvalho Junior e Fábio Garcia são aliados próximos e mantêm relação de confiança mútua. O nome de Garcia, inclusive, é apontado como o preferido do governador.

 

Parte das lideranças políticas, no entanto, defende a indicação de uma mulher, de Cuiabá, como forma de sinalizar ao eleitorado da região metropolitana, já que Pivetta construiu sua trajetória política no interior do Estado.

 

Entre os nomes cogitados esteve o da primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris (PL), que, no entanto, já descartou a possibilidade e deve disputar uma vaga de deputada estadual.

 

 

A articulação lembra a aliança firmada na eleição de 2002, quando o então ex-governador e ex-ministro Blairo Maggi teve como vice Iraci França, esposa do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, radialista Roberto França. À época, governador e vice eram filiados ao PPS, atual Cidadania.

 

Veja vídeo:

 

 

 

Lei mais:

 

Ele sempre respeitou Mauro; era coadjuvante, agora será protagonista"

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia