Cuiabá, Domingo, 13 de Julho de 2025
"COAÇÃO POLÍTICA"
08.02.2023 | 14h35 Tamanho do texto A- A+

Deputado apresenta requerimento para criar a CPI do Sintep

Cattani disse que já tem nove assinaturas para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito na AL

JLSiqueira/ALMT

O deputado estadual Gilberto Cattani, que apresentou requerimento para instalação de CPI

O deputado estadual Gilberto Cattani, que apresentou requerimento para instalação de CPI

THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) protocolou, nesta quarta-feira (8), um requerimento para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). 

 

A entidade representa professores, monitores de creches, motoristas escolares, merendeiras, entre outros profissionais da Educação estadual.

 

No requerimento, o parlamentar bolsonarista citou denúncia de "coação política" dentro do Sintep. 

 

Ele informou já ter apoio de nove deputados, o suficiente para a instalação da CPI, conforme o regimento interno da Assembleia Legislativa.

 

Segundo Cattani, além dele assinaram o requerimento os deputados Dilmar Dal’Bosco (União), Diego Guimarães (Republicanos), Claudio Ferreira (PTB), Julio Campos (União), Valmir Moretto (Republicanos), Dr. João (MDB), Faissal Calil (Cidadania) e Elizeu Nascimento (PL).

 

O presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (União), afirmou que vai encaminhar os documentos para a Procuradoria e que a CPI deve ser instalada em 48 horas.

 

No requerimento, Cattani afirma que vem recebendo denúncias informais sobre a forma de atuação do Sintep em Mato Grosso, como por exemplo: desvio de finalidade, inadequada aplicação de recursos, coação política e ideológica de professores e outros trabalhadores da rede pública de ensino.

 

"Nesta linha intelectiva, o sindicato em comento não poderia atuar de modo político-partidário, com coação ideológica e política de trabalhadores da rede pública de ensino, desvio de finalidade e afins", diz trecho do documento

 

"A fim de apurar os fatos noticiados, é que requeremos a abertura desta Comissão Parlamentar de Inquérito, com o escopo de que todas as dúvidas sejam sanadas, todas as denúncias sejam apresentadas, e haja esclarecimento sobre o caso, com competente responsabilização, se for o caso, dos eventuais infratores da lei", diz outro trecho do documento.  

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Chico  08.02.23 16h58
PARABÉNS DEPUTADO. POVO PINDURA EM SINDICATO, SÓ PRA PEDIR AUMENTO DE CATEGORIA. QUALIDADE DE EDUCAÇÃO QUE É BOM, NADA.
19
28