Cuiabá, Terça-Feira, 16 de Dezembro de 2025
DECISÃO DE MORAES
16.12.2025 | 08h11 Tamanho do texto A- A+

Desembargador do TRF-2 é preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro

Macário Ramos Júdice Neto é relator de processo contra ex-deputado; Operação cumpre dez mandados

Reprodução/TV Globo

O desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), preso pela PF

O desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), preso pela PF

DA FOLHAPRESS

O desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), foi preso pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (16), na 2ª fase da Operação Unha e Carne, que investiga a atuação de agentes públicos no vazamento de informações sigilosas.

 

O desembargador foi preso em casa, na Barra da Tijuca, zona sudoeste do Rio de Janeiro.

 

A defesa do desembargador não foi localizada. A Folha procurou a Justiça Federal e o TRF-2, mas não houve resposta até a publicação deste texto.

 

Neto é o relator do processo contra o o ex-deputado Thiego Raimundo dos Santos, conhecido como TH Joias, que está preso sob suspeita de ligação com o Comando Vermelho. O desembargador expediu, em setembro, mandado de prisão contra o ex-deputado na Operação Zargun.

 

Na ação desta terça, além do mandado de prisão preventiva contra o desembargador, a PF cumpre dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

 

A ação se insere no contexto da ação chamada ADPF das Favelas, que determinou que a Polícia Federal conduzisse investigações sobre a atuação dos principais grupos criminosos violentos em atividade no estado e suas conexões com agentes públicos.

 

TH Joias é acusado de intermediar compra e venda de drogas, armas e equipamentos para o Comando Vermelho. TH era do MDB (foi expulso após a prisão) e compunha a base aliada do governador Cláudio Castro (PL) e de Rodrigo Bacellar na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia