O escândalo sobre o suposto desvio de R$ 3 milhões da Câmara Municipal de Cuiabá, durante a gestão do vereador Lutero Ponce (PMDB), em 2008, refletiu negativamente no staff do prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), Flávio Daltro (PP).
Nesta quarta-feira (24) à tarde, Daltro exonerou seu secretário de Finanças, Luiz Enrique Camargo, por suas ligações com o ex-presidente do Legislativo cuiabano.
Conforme MidiaNews apurou, Luiz Enrique já foi intimado pela Delegacia Fazendária, uma vez que, nas investigações sobre o escândalo envolvendo Lutero, encontrou pistas que apontam para o envolvimento do ex-secretário de Chapada com rombo financeiro no Legislativo cuiabano. Camargo foi secretário de Administração Financeira da Câmara na gestão do peemedebista.
Na semana passada, por meio de uma nota oficial, a Delegacia Fazendária informou que está provado que vários processos licitatórios promovidos pela Câmara, na gestão de Lutero Ponce, eram "montados" (fraudados), com o objetivo de desviar dinheiro público. A revelação da Polícia Civil comprovaria os resultados da auditoria particular contratada pela atual Mesa Diretora da Câmara.
Mudanças
Em nota de esclarecimento, a Prefeitura de Chapada informou que, com a exoneração de Luiz Enrique Camargo, o vice-prefeito Elias Santos (PMDB) deixa a Secretaria de Saúde e passa a comandar a Secretaria de Finanças. Em substituição a Santos, assume o fisioterapeuta Cláudio Figueiredo Santiago.
Na nota, o prefeito Flávio Daltro elogia o trabalho do Camargo à frente das finanças municipais e afirma que "se trata de uma pessoa honrada e comprometida com a seriedade e total transparência no trato das finanças publica deste município, não havendo nada que possa desabonar a sua conduta".
Por fim, o prefeito afirma que "a referida exoneração foi conduzida de forma ética e em comum acordo por tratar-se de uma situação de foro pessoal do referido secretário".