Cuiabá, Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2026
CAPTURA DE MADURO
04.01.2026 | 09h27 Tamanho do texto A- A+

Governo faz reunião de emergência; situação é tranquila na fronteira

O ministro da Defesa indicou não haver movimentação anormal na fronteira do Brasil com a Venezuela

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Geral Pa

Palácio do Planalto, em Brasília, sede oficial do Poder Executivo Federal do Brasil

Palácio do Planalto, em Brasília, sede oficial do Poder Executivo Federal do Brasil

UOL

A situação na fronteira do Brasil com a Venezuela é tranquila e não há registro de incidentes envolvendo brasileiros, disse o ministro da Defesa, José Múcio, e a ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, em entrevista coletiva no Itamaraty após reunião sobre os ataques dos EUA à Venezuela.

 

 

Situação na fronteira do Brasil com a Venezuela é tranquila e há segurança suficiente. De acordo com Múcio, o Exército brasileiro na fronteira tem em torno de 2.300 homens em Roraima, sendo parte disso na fronteira e parte na capital. Na região da Amazônia, são, entre Marinha e Aeronáutica, 10 mil homens. "Está tudo sob controle", disse Múcio.

 

Reunião foi coordenada pelo presidente Lula. Participaram da reunião o ministro das Relações Exteriores, o ministro da Defesa, o ministro-chefe da Casa Civil (Rui Costa), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Sidônio Palmeira), além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

Na ocasião, Lula reiterou sua posição contra os ataques dos EUA. O presidente já havia se pronunciado, dizendo que os ataques à Venezuela e a prisão de Maduro são 'inaceitáveis'.

 

O ministro da Defesa indicou não haver movimentação anormal na fronteira do Brasil com a Venezuela. Ele informou que a fronteira seguirá sendo monitorada e que está em contato com o governador de Roraima, Antonio Denarium.

 

De acordo com Múcio, há 200 homens na fronteira fazendo a segurança. O Exército brasileiro já havia informado ao UOL que a situação estava sob controle.

 

Maria Laura da Rocha, ministra interina das Relações Exteriores, disse estar em contato com a Embaixada do Brasil na Venezuela para o acompanhamento da situação interna. De acordo com ela, não há relato de incidentes envolvendo brasileiros.

 

"A comunidade brasileira está tranquila, e não houve nenhuma ocorrência até o momento. Os turistas lá estão conseguindo sair normalmente, normalidade total em relação à comunidade brasileira", disse 

 

Governo brasileiro ainda não entrou em contato com Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA. Segundo a ministra interina, os contatos acontecerão "quando a ocasião permitir".

 

Brasil não sabe paradeiro de Maduro. Ministra interina disse que Itamaraty não tem informações sobre onde está o presidente venezuelano.

 

Nova reunião está prevista para o final da tarde de hoje para atualização da situação.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia