A situação na fronteira do Brasil com a Venezuela é tranquila e não há registro de incidentes envolvendo brasileiros, disse o ministro da Defesa, José Múcio, e a ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, em entrevista coletiva no Itamaraty após reunião sobre os ataques dos EUA à Venezuela.
Situação na fronteira do Brasil com a Venezuela é tranquila e há segurança suficiente. De acordo com Múcio, o Exército brasileiro na fronteira tem em torno de 2.300 homens em Roraima, sendo parte disso na fronteira e parte na capital. Na região da Amazônia, são, entre Marinha e Aeronáutica, 10 mil homens. "Está tudo sob controle", disse Múcio.
Reunião foi coordenada pelo presidente Lula. Participaram da reunião o ministro das Relações Exteriores, o ministro da Defesa, o ministro-chefe da Casa Civil (Rui Costa), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Sidônio Palmeira), além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na ocasião, Lula reiterou sua posição contra os ataques dos EUA. O presidente já havia se pronunciado, dizendo que os ataques à Venezuela e a prisão de Maduro são 'inaceitáveis'.
O ministro da Defesa indicou não haver movimentação anormal na fronteira do Brasil com a Venezuela. Ele informou que a fronteira seguirá sendo monitorada e que está em contato com o governador de Roraima, Antonio Denarium.
De acordo com Múcio, há 200 homens na fronteira fazendo a segurança. O Exército brasileiro já havia informado ao UOL que a situação estava sob controle.
Maria Laura da Rocha, ministra interina das Relações Exteriores, disse estar em contato com a Embaixada do Brasil na Venezuela para o acompanhamento da situação interna. De acordo com ela, não há relato de incidentes envolvendo brasileiros.
"A comunidade brasileira está tranquila, e não houve nenhuma ocorrência até o momento. Os turistas lá estão conseguindo sair normalmente, normalidade total em relação à comunidade brasileira", disse
Governo brasileiro ainda não entrou em contato com Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA. Segundo a ministra interina, os contatos acontecerão "quando a ocasião permitir".
Brasil não sabe paradeiro de Maduro. Ministra interina disse que Itamaraty não tem informações sobre onde está o presidente venezuelano.
Nova reunião está prevista para o final da tarde de hoje para atualização da situação.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|