O prefeito Mauro Mendes sancionou, por meio da lei complementar n° 318/2013, a criação da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública.
Também na legislação foi incluída a redefinição da Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania. A antiga pasta foi incorporada à antiga Secretaria Municipal de Juventude, que passa a ser chamada de Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude.
Aprovada pela Câmara Municipal neste mês, a partir de agora caberá ao Executivo a criação da Força Municipal de Segurança, que terá duas prioridades: ronda na porta das escolas e segurança em aglomerados, como eventos e feiras livres.
Com esses objetivos, estão inclusas 92 escolas municipais, 50 creches e 53 feiras livres de Cuiabá.
A pasta atuará em colaboração com as atuais estruturas de segurança, tanto do Governo do Estado, quanto do Governo Federal, para reduzir os índices de criminalidade na Capital.
Como adiantado pelo
MidiaNews, serão escalados policiais militares que aderirem à jornada voluntária remunerada da Polícia Militar, regulamentada pelo Governo do Estado.
Pela regra da jornada extra, o policial militar (de soldado a capitão) que trabalha 12 horas tem direito a 36 horas de folga e, dentro dessas 36 horas, pode trabalhar por mais seis horas e receber uma renda a mais no final do mês. Nos casos em que servir à Prefeitura, a renda extra será paga pelo município.
A Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública será comandada pelo tenente-coronel Eduardo Henrique de Souza, que atuou como comandante da Polícia Militar em Tangará da Serra por quatro anos, foi coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por um ano e meio e coordenador da segurança do ex-governador Blairo Maggi. Ainda não há data definida para sua posse como secretário municipal.
Leia mais sobre o assunto:
Secretaria quer ter 90 PMs por dia nas ruas da Capital