Cuiabá, Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025
"ARROCHO" NA MÁQUINA
06.09.2013 | 11h20 Tamanho do texto A- A+

PR quer mais dinheiro para setores de Transporte e Esporte

Barreto conduzirá negociação para dar mais "folga" em orçamento de secretarias

Divulgação

Deputado do PR discutem situação de secretarias, em reunião na Assembleia

Deputado do PR discutem situação de secretarias, em reunião na Assembleia

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
Insatisfeita com o tratamento dado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) às secretarias do PR, a cúpula do partido resolveu cobrar mais recursos para as ações das pastas finalísticas.

As pastas do PR que mais estão sofrendo com o "arrocho", segundo o presidente regional da sigla, deputado federal Wellington Fagundes, são a Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu), comandada por Cinézio de Oliveira, e de Esportes e Lazer, com Ananias Filho.

Em reunião na quinta-feira (5), no gabinete do deputado estadual Mauro Savi, os deputados do partido decidiram que o líder da bancada governista na Assembleia, J. Barreto (PR), se reunirá com o secretário de Planejamento, Arnaldo Alves (PR), para avaliar onde é possível dar uma folga maior para as duas pastas.

"Nós sabemos que não há recursos para tudo. Mas governar é eleger prioridades. Vamos estabelecer as nossas"


“O Barreto vai discutir com a Seplan o que é possível ser descontingenciado para essas duas secretarias fim. Nós sabemos que não há recursos para tudo. Mas, governar é eleger prioridades. Vamos estabelecer as nossas. A demanda da Secretaria de Transportes é muito grande e ela não pode ser negligenciada”, disse Fagundes ao MidiaNews.

“Nós entendemos que é preciso segurar o orçamento e cortar gastos, mas isso tem que ser feito nas secretarias-meio. Aceitamos o contingenciamento em algumas pastas do PR, como é o caso do Planejamento e da Casa Civil, do Pedro Nadaf. Mas as secretarias finalísticas precisam ter algum orçamento, como a Setpu e a de Esportes, para fazermos ação política e desenvolvermos programas para atender a base”, completou.

O parlamentar disse que já conversou com o governador Silval Barbosa a respeito, e que combinou de apresentar para ele valores e um número mínimo de ações que as secretarias de Esportes e de Transportes precisam. O presidente reclamou, também, do tratamento privilegiado dado por Silval às pastas do PSD.

“Por outro lado, vemos as secretarias do PSD descontingenciadas, recebendo orçamento, como a de Cidades, comandada pelo vice-governador Chico Daltro, e a Sedraf (Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar), que tem o Meraldo Sá como secretário. É claro que esse privilégio mostra a força política do PSD junto ao governo. Mas o PR, com uma bancada de sete deputados estaduais, dois federais e um senador, também tem força”, destacou o deputado.

Sem rompimento

Apesar das críticas e reclamações, Fagundes negou que o PR esteja avaliando romper com o governo, ou pressionar nesse sentido. “Não existe possibilidade de ir para a oposição agora. Nós fazemos parte do governo do Silval, ajudamos na eleição e construção desse governo. Claro que, no ano que vem, em função das eleições, isso pode ser reavaliado. Mas não é nossa intenção no momento”, disse.

O republicano observou que, em 2014, haverá um cenário diferente do que está colocado atualmente. Se Silval deixar o governo para disputar o Senado, o vice-governador Chico Daltro assume, e o PSD estará no comando.

Se Silval continuar no cargo, ele pode ser ou não aliado do PR na coligação que disputará as eleições, o que também influencia na permanência no governo.

Eleições de 2014

Na reunião, o PR ainda tratou das estratégias para trabalhar a pré-candidatura do ex-prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, o “Maurição”, ao Governo do Estado em 2014, e de Wellington Fagundes ao Senado.

Eles começaram a formatar uma agenda de trabalho e viagens para consolidar os dois nomes.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia