Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
INCLUSÃO
24.06.2025 | 11h24 Tamanho do texto A- A+

Prefeito sanciona lei e debate fissuras palatinas em audiência pública na Câmara

Ainda na tarde de segunda-feira (23), o prefeito também de uma audiência pública sobre o tema na Câmara Municipal

Rennan Oliveira

Ilustração

DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, a Abilio Brunini, sancionou a lei de autoria da vereadora Samantha Iris, que torna obrigatória a avaliação de recém-nascidos para o diagnóstico precoce de fissuras palatinas em maternidades públicas e privadas de Cuiabá.

 

Ainda na tarde de segunda-feira (23), o prefeito também de uma audiência pública sobre o tema na Câmara Municipal.

 

A sessão foi aberta pela própria autora da lei, que cobrou comprometimento da gestão municipal com a causa.

 

“Essa lei é um avanço, mas é só o começo. Precisamos garantir o diagnóstico, o atendimento adequado e a estrutura necessária para as famílias. É fundamental que este debate não seja passageiro, e sim aprofundado e tratado com seriedade pelo município”, declarou a vereadora.

 

O prefeito, ao fazer uso da palavra, afirmou que a Prefeitura está disposta a colaborar para a estruturação do atendimento às crianças com fissuras palatinas.

 

“Vamos atuar com nossos esforços administrativos e, se necessário, mediar emendas parlamentares que viabilizem locais adequados para diagnóstico e tratamento. Essa é uma causa nobre, que merece toda a atenção”, disse.

 

A audiência contou ainda com a presença dos vereadores Dilemário Alencar e Michelly Alencar, além dos secretários municipais Hélida Vilela (Assistência Social), Lúcia Helena (Saúde), Ana Karla (Comunicação) e do chefe de gabinete do prefeito, Willian Campos.

 

As fissuras palatinas são malformações congênitas que afetam o céu da boca e podem comprometer fala, alimentação e desenvolvimento facial.

 

O diagnóstico precoce, previsto na nova lei, é essencial para o encaminhamento cirúrgico e acompanhamento multidisciplinar das crianças afetadas.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia