Cuiabá, Segunda-Feira, 15 de Setembro de 2025
DEPOIMENTO A CPMI
15.09.2025 | 11h02 Tamanho do texto A- A+

Reunião é cancelada após Careca do INSS decidir não comparecer

O ministro André Mendonça, do STF, decidiu que investigados não são obrigados a prestar depoimento

Divulgação

O Careca do INSS, Antônio Carlos Camilo Antunes

O Careca do INSS, Antônio Carlos Camilo Antunes

CAIO SPECHOTO
DA FOLHAPRESS

O presidente da CPI mista do Congresso sobre desvios no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), senador Carlos Viana (Podemos-MG), cancelou a reunião da comissão prevista para esta segunda-feira (15) diante da decisão de Antonio Carlos Camilo Antunes de não comparecer ao colegiado.

 

De acordo com Viana, a defesa de Antunes - conhecido como "Careca do INSS" - comunicou à CPI na manhã desta segunda que ele não participaria da oitiva.

 

No sábado (13), o ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu que investigados não são obrigados a prestar depoimento à CPI do INSS. O advogado de Antunes já havia antecipado no final de semana que, amparado pela decisão, seu cliente não iria ao Congresso.

 

Outro depoimento previsto para a semana é o de Maurício Camisotti. A tendência é que ele também falte, apurou a reportagem.

 

Antunes é apontado como operador do esquema - o que sua defesa nega. A CPI esperava engrenar com o depoimento desta segunda, depois de possíveis alvos da investigação participarem das primeiras oitivas e apresentarem poucas novidades.

 

Ele e Camisotti foram presos na sexta-feira (12) por ordem de Mendonça. A comissão solicitou ao ministro que a participação deles fosse mantida mesmo assim, mas ele rejeitou esse pedido e respondeu que os investigados podem optar por faltar à oitiva, de acordo com o senador Viana. O processo corre sob sigilo de Justiça.

 

Em nota, o parlamentar lamentou a ausência. "Perdemos a oportunidade de ouvir hoje um dos principais investigados no escândalo que desviou recursos dos aposentados. É lamentável, mas a comissão seguirá trabalhando para que a verdade venha à tona e os culpados sejam responsabilizados", disse.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia