Cuiabá, Quinta-Feira, 3 de Julho de 2025
CRISE NA SAÚDE
27.01.2025 | 14h15 Tamanho do texto A- A+

Vereador: “Onde estava o CRM durante os 8 anos de Emanuel?”

Entidade criticou Abilio após prefeito publicar um vídeo de superlotação em unidades de Saúde

Victor Ostetti/MidiaNews

O vereador e líder do prefeito Abilio Brunini na Câmara, Dilemário Alencar

O vereador e líder do prefeito Abilio Brunini na Câmara, Dilemário Alencar

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O vereador Dilemário Alencar (União) rebateu o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), que na semana passada acusou o prefeito Abilio Brunini (PL) de tentar "criminalizar os médicos".

 

Abilio está há 24 dias na Prefeitura. E assumiu nesse caos total na área da Saúde. Onde estava o CRM durante os 8 anos de Emanuel Pinheiro?

A acusação foi uma resposta a um vídeo publicado por Abilio em que ele afirmava que trocará equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que se recusem a pacientes de classificação verde.

 

Em nota, o CRM afirmou que as UBSs não tem estrutura para atender pacientes de classificação verde e disse que o gestor tenta criminalizar os médicos.

 

Em conversa com a imprensa, Dilemário, que é líder de Abilio na Câmara, questionou onde estava o CRM-MT durante os oito anos da gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

 

“Abilio está há 24 dias na Prefeitura. E assumiu nesse caos total na área da Saúde. Onde estava o CRM durante os 8 anos de Emanuel Pinheiro?”.

 

Para Dilemário, a cobrança não se justifica, pois Abilio não completou 30 dias no cargo. Além disso, a Saúde foi um dos setores mais prejudicados por Emanuel, alvo de operações policiais e dívidas milionárias.

 

“Pera lá, vamos ter paciência. Dia 31 de janeiro vai fazer 30 dias que Abilio está como prefeito e olha só como já está a [questão da] cirurgia ortopédica, com gente na fila e não vi o CRM se pronunciando. Gente há 40 dias com aquele ferro ‘fincado’, não vi o CRM reclamar da gestão do Emanuel Pinheiro”, disse.

 

O vereador ainda questionou a atitude de Emanuel em dar férias para mais de 40 médicos no mês de janeiro, período conhecido por ser chuvoso e, com isso, o aumento de casos de dengue e chikumngunya.

 

Abilio decretou situação de emergência na Saúde na última semana e anunciou a contratação emergencial de cerca de 80 médicos para combater o déficit momentâneo e tentar desafogar as unidades.

 

“Vocês sabiam que a gestão de Emanuel Pinheiro deu férias para quase 50 médicos para janeiro? Como que a ex-gestão dá férias para aproximadamente 50 médicos? Para prejudicar a gestão do Abilio, que agora está atrás de médicos de forma emergencial pelo problema da dengue”, afirmou.

 

Leia mais:

 

Em nota, CRM-MT diz que Abílio tenta "criminalizar médicos"

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Valdeci   27.01.25 15h48
Onde estava o CRM em?
58
12