Cuiabá, Sábado, 26 de Julho de 2025
"VICE-TAMPÃO"
05.07.2021 | 16h30 Tamanho do texto A- A+

Vereador vê erro de Juca e analisa judicializar eleição na Câmara

Luiz Fernando defende ser o sucessor natural do Renivaldo Nascimento, que se licenciou do cargo

Ednei Rosa/Câmara de Cuiabá

O vereador Luiz Fernando, que questiona eleição extraordinária na Câmara de Cuiabá

O vereador Luiz Fernando, que questiona eleição extraordinária na Câmara de Cuiabá

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

Atual segundo vice-presidente da Câmara de Cuiabá, o vereador Luiz Fernando (Republicanos) afirmou que analisa a possibilidade de judicializar a eleição que escolheu o colega dele, Lilo Pinheiro (PDT), como o primeiro vice-presidente do Legislativo.

 

A votação ocorreu na última quinta-feira (1º), após o titular do cargo, vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), se licenciar por tempo indeterminado para assumir uma vaga no Executivo. Caso ele retorne à Câmara, reassume o cargo imediatamente.

 

No dia da eleição, Luiz Fernando defendeu que o regimento interno demonstra que ele é o sucessor legal do tucano e chegou a protocolar um ofício questionando o ato, mas não recebeu resposta positiva do presidente do Legislativo, Juca do Guaraná Filho (MDB).

 

Eu não tomei essa decisão ainda. A minha equipe jurídica ainda vai analisar. Para nós o regimento é muito claro

“A minha equipe jurídica ainda está analisando. Para nós o regimento é muito claro”, afirmou ele ao MidiaNews.

 

No dia da eleição, Juca afirmou que a Procuradoria da Casa orientou pela realização da eleição, mesmo em caso de substituição temporária do cargo.

 

“Nós já tínhamos conversado com o Juca de que o entendimento seria dessa forma, mas uma semana depois [ele assumir], não sei o porquê, esse entendimento mudou e foi realizada a eleição. Eu não defendo essa decisão”, disse.

 

O parlamentar deve tomar uma decisão se irá ou não questionar o caso na Justiça até esta terça-feira (6).

 

A eleição

 

Concorreram ao cargo de vice “tampão”, além de Lilo Pinheiro – eleito com 17 votos –, os vereadores Diego Guimarães (Cidadania) e Pastor Jeferson (PSD).

 

Lilo integra a base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), de quem é primo, o que mantém a Mesa Diretora na mesma linha de atuação do início da gestão.

 

Ele apoiou a eleição de Juca à Mesa Diretora e é presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o caso dos medicamentos vencidos encontrados no depósito do Município.

 

Leia também:

 

Com 17 votos, Lilo Pinheiro é eleito vice-presidente da Câmara

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Eloi Wanderley da silva   06.07.21 06h51
Casa dos horrores, ontem, hoje e sempre. Quem tem que mudar não são os políticos (vereadores) quem precisa mudar são os eleitores de Cuiabá. Quando a maioria dos cuiabanos reelegeram EP, é por que esses eleitores queriam que os esquemas continuassem . Eleitores de Cuiabá, chupa essa manga.
8
1
João   05.07.21 18h39
Vereador o senhor não precisa disso, brigar pq, cuida do seu mandato fazendo bom trabalho, confiamos que seu mandato seja ótimo para que cada dia possa crescer mais
2
3