Cuiabá, Terça-Feira, 1 de Julho de 2025
BLITZ NA CAPITAL
04.01.2023 | 16h54 Tamanho do texto A- A+

Após denúncia de consumidores, Procon vai fiscalizar 45 postos

Órgão também vai iniciar o monitoramento de preços para detectar possíveis aumentos abusivos

Governo de MT

Além da fiscalização in loco, o Procon começou a acompanhar as variações dos preços e apurar sua eventual elevação sem motivo justo

Além da fiscalização in loco, o Procon começou a acompanhar as variações dos preços e apurar sua eventual elevação sem motivo justo

DA REDAÇÃO

O Procon estadual iniciou nesta quarta-feira (04) uma fiscalização em postos de combustíveis para coibir possíveis práticas de preços abusivos. Os fiscais vão percorrer 45 postos na capital e em Várzea Grande.

 

A ação será realizada pela Coordenadoria de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do órgão. 

 

Além da fiscalização in loco, o Procon começou a acompanhar as variações dos preços e apurar sua eventual elevação sem motivo justo.

 

Os estabelecimentos estão sendo notificados a apresentar documentos que comprovem os valores de aquisição e venda.

 

A medida se deve a denúncias registradas por consumidores, que apontam indícios de elevação de preços sem justa causa em combustíveis (gasolina e óleo diesel) e em outros produtos, bem como a qualidade e a vazão da bomba de abastecimento.

 

Em relação à venda do etanol, ela não pode ocorrer com margem de lucro bruto acima de 20%.

 

“Eventuais aumentos nos valores dos produtos devem ser justificados pelo fornecedor, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Esta é uma ação de notificação para que os donos de postos apresentem os documentos (notas fiscais), que serão analisados para definir os procedimentos a serem instaurados administrativamente”, salienta a coordenadora de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo, Valquíria Duarte de Souza.

 

O Procon estadual orienta o consumidor a registrar a sua denúncia por meio do WhatsApp (65) 9 9228 3098.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Lucas Ferraz  05.01.23 06h24
Esta pratica de aumentar os preços por qualquer motivo, era muito comum no desgoverno do Bozonaro, sendo que a Petrobras aumentava o preço e os posto já aumentavam automaticamente nas bombas, agora quando a Petrobras abaixava o preço, os Posto demoravam uma semana ou mais para abaixar pois diziam que estavam com o estoque antigo, ganhando milhões de Reais com essa manobra. É por isso que esses empresários apoiam tanto o Bozonaro, pois esses oportunistas ganharam muito dinheiro.
10
11