O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realiza neste mês de agosto uma capacitação voltada à preparação dos militares para o acolhimento de mulheres em situação de violência. O objetivo é garantir um atendimento mais humano, respeitoso e sensível às dores e vulnerabilidades dessas vítimas.
A formação será oferecida a todos os militares que atuam no serviço operacional, fortalecendo a qualificação dos profissionais para lidar com essas ocorrências de forma adequada. A capacitação está sendo realizada neste mês em alusão à campanha nacional Agosto Lilás, que visa conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.
Segundo a tenente-coronel BM Karina Matos de Oliveira, presidente do Comitê de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres do CBMMT, essa capacitação vai preparar os bombeiros para oferecer um atendimento que leve em consideração as necessidades específicas das mulheres vítimas de violência.
A ação está prevista no Procedimento Operacional Padrão (POP) da corporação, que orienta os militares sobre as melhores práticas no atendimento pré-hospitalar a essas vítimas. O protocolo inclui diretrizes para um acolhimento empático e suporte emocional, para além da atuação técnica.
“O POP traduz a preocupação institucional em promover uma escuta atenta, qualificada e pautada no respeito e no cuidado que essas mulheres necessitam em um momento tão delicado. Além disso, oferece respaldo ao militar, com diretrizes claras para conduzir o atendimento de forma adequada e segura”, explicou a tenente-coronel.
Ela destaca ainda que o procedimento busca prevenir a revitimização das mulheres, assegurando a preservação de sua dignidade física e emocional desde a chegada da equipe ao local da ocorrência até o encaminhamento à unidade de saúde.
“Muitas vezes, o bombeiro é o primeiro a chegar ao local. Nesse momento, ele se depara com uma mulher extremamente vulnerável, que, além de possíveis lesões físicas, carrega uma dor emocional profunda. A capacitação visa justamente preparar esses profissionais para que atuem com maior sensibilidade, cuidando não apenas dos ferimentos, mas também da integridade emocional e psicológica dessas vítimas durante todo o atendimento”, completou a tenente-coronel.
A partir dessa qualificação no atendimento, a corporação busca integrar o combate à violência, atuando em parceria com instituições de segurança pública e saúde para garantir proteção, acolhimento e encaminhamento adequados às vítimas, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência contra a mulher no Estado.
Além do CBMMT, diversos órgãos e instituições públicas, acompanhados pela primeira-dama Virginia Mendes, vêm promovendo ações voltadas à proteção e ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|